Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

EX-SEGREDO: QUANTO A VW LUCRA EM CADA MARCA

Compartilhe!

images

A maior “caixa-preta” da indústria automobilística começa a ser aberta. Durante décadas sempre ficou a curiosidade: ”Quanto um carro custa?”, “Quanto dá de lucro”? Segredo guardado a muitas chaves, aos poucos os especialistas vão obtendo alguns números. Aconteceu com o Grupo Volkswagen, por exemplo. A Porsche continua a ser uma as marcas de automóveis com maior lucro obtido por carro vendido. Em 2013, a marca alemã teve lucro de mais de US$ 20 mil para cada unidade vendida, à frente de marcas como Bentley e Lamborghini, por exemplo.

Estes dados foram divulgados pelo “Bloomberg Bussiness Week”, a partir de análises do último relatório e prestação de contas do Grupo Volkswagen, que confirmam a Porsche com o a marca mais lucrativa da VW.

Não muito distante dos números da Porsche encontra-se a Bentley, com lucro de cerca de US$ 19.375 por unidade. Em terceiro lugar surge uma marca de “peso”, a Scania, com um resultado de US$ 15.875 por caminhão comercializado.

Bem atrás encontram-se Audi e Lamborghini, com lucro de apenas US$ 4.625 euros por carro. Ainda assim, bem à frente dos números conseguidos pela Volkswagen, apenas US$ 750 por unidade vendida.

PREJUÍZO

Fora do relatório ficou, por exemplo, a Bugatti, que tem o modelo que mais prejuízo dá a um fabricante de automóveis em toda a história. Por cada Veyron vendido, a Bugatti perde cerca de US$ 5.750.000. Ao todo, a marca mais exclusiva da Volkswagen perdeu no projeto Veyron algo como US$ 2.125 bilhões.

Por conta disso, uma das boas práticas da indústria automobilística -que é a distribuição de bônus no fim do ano a todos os trabalhadores- vai deixar um grupo de alemães muito satisfeitos. Os cerca de 15.000 funcionários da Porsche vão receber, este ano, US$ 10.250 de bônus, que serão dividos num prêmio em espécie de US$ 9.500 e outros US$ 750 que serão entregues na forma de pagamento especial nos planos de capitalização dos trabalhadores, seja este o Porsche VarioRente, ou um plano pessoal.

Tudo pelo fato de que 2013 foi o ano em que a Porsche registou os melhores resultados de todos os tempos, crescendo, em termos de lucro, em 3% diante do ano anterior e aumentando o número de automóveis entregues em 15%.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español