MERCEDES RARÍSSIMA VAI A LEILÃO EM MAIO
Não se assuste com as rodas. Essa “asa-de-gaivota” não passou pelas mãos deploráveis de tunadores. Ou melhor, passou, mas não um tunador qualquer, como os que acabaram com muitos carros interessantes por aqui. Passou pelas mãos da AMG.
A história da AMG pode apenas começar oficialmente em 1967, mas a divisão já existia e participava direto da construção de carros especiais desde o início dos anos 1950. Um dos automóveis que recebeu um carinho da AMG foi a Mercedes-Benz SL300 “Gullwing”, lançado no mercado em 1954.
No início dos anos 1990, o Sultão de Brunei -um apaixonado por carros- solicitou que fosse desenvolvida uma “verdadeira” versão AMG para 11 unidades das “asa-de-gaivota”, divididas entre três roadsters e oito cupês. Assim, entre 1996 e 2009, a divisão esportiva da Mercedes-Benz encarregou-se de modificar de forma quase integral 11 Gullwing, vendendo-as para o bilionário pela módica quantia de US$ 1.250.000. Cada uma delas, claro.
Esta rara AMG que vai ser vendida usa motor 6.0V8 de 380 cv, tratando-se de um exemplar inicialmente construído em 1954 com o número de chassis 198040. A suspensão traseira foi atualizada, recebendo eixo multilink, devidamente munida de amortecedores Biltstein. Houve ainda instalação de direção assistida, sistema de freios com quatro discos, rodas e pneus especiais e caixa de câmbio automática de quatro marchas. Ou seja, o velho clássico recebeu uma atualização impressionante. Junto com outros 10 exemplares.
Estima-se que esta unidade possa atingir cerca de US$ 750 mil no leilão da RM Auctions, que acontecerá no dia 10 de maio.