Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Faraday Future apresenta o revolucionário FF91 elétrico

Compartilhe!

Como sempre dizemos, não basta ser um país atrasado, é preciso se comportar como um país atrasado. Estamos perdendo muito tempo no quesito “carros elétricos”, aliás, por aqui o assunto sequer é discutido. Aqui vai mais um exemplo: um ano depois da apresentação no mesmo evento de um concept car bastante revolucionário, a californiana Faraday Future (FF) revelou nesta edição do Consumers Electronic Show (CES) , de Las Vegas, o seu primeiro veículo elétrico de produção: o FF91.

ff91-14

Alimentado por uma bateria de 130 kWh e contanto com quatro motores elétricos, o novo FF91 tem potência de 1050 cv e 180 mkgf de torque, é capaz de ir de zero a 100 km/h em apenas 2,39 segundos, a melhor marca do mundo atualmente. A autonomia também promete descanso para os motoristas, com cerca de 608 km (estimados).

A configuração com vários motores deste FF 91 permite também, de acordo com a fabricante, a transferência do torque em tempo real para as rodas traseiras, o que garante a abordagem mais fácil de curvas e maior segurança. A bateria, desenvolvida em parceria com a LG Chem, poderá ser carregada em 50% de sua capacidade com o carregador doméstico incluído, em menos de 4,5 horas a 220/240 volts.

O novo elétrico da Faraday está apto à condução autónoma, mas a empresa ainda terá de confirmar o nível de autonomia; por enquanto, revelou que o FF91 conta com 13 radares de curto e longo alcance, 10 câmeras de alta definição, 12 sensores de ultra-som e um LIDAR (Light Detection e Ranging) em 3D retrátil no capô. Este hardware permitirá que o veículo possa estacionar autonomamente -graças ao Valet Driverless- a resposta da FF ao mesmo sistema aplicado pela Tesla.

Embora não tenham sido fornecidas imagens do interior (ainda a ser concluído), a marca afirma que o seu espaço será o maior de todo o segmento e que os bancos traseiros poderão ser reclinados em até 60 graus (para comparação, o Mercedes-Maybach reclinar até 43 graus).

O veículo apresentado na CES não é o modelo de produção totalmente finalizado, mas as reservas para o FF 91 já estão sendo feitas no site da empresa; é exigido um sinal reembolsável de US$ 5.000.

As primeiras 300 unidades produzidas serão da edição limitada FF 91 Alliance Edition, e uma porcentagem do valor das vendas será doada para um fundo ambiental.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español