Fiat 500e: arrivederci, combustão; ciao, motor elétrico! E chega aqui este ano…
Modelo hoje em dia insuperável na oferta da marca italiana, o Fiat 500 prepara-se para entrar numa nova fase da sua existência com o 500e. Vai passar a ser também elétrico, com autonomia anunciada de 320 km! Ainda assim, esta foi apenas uma das muitas novidades desvendadas na apresentação da terceira geração do modelo, que será vendido no Brasil ainda este ano.
Lançado em 1957 e relançado em 2007, a verdade é que já era longa a existência do simpático. Embora os resultados comerciais continuassem a justificar o prolongamento do seu ciclo de vida, há muito que se esperava a chegada de um novo 500!
Contudo, quem acreditava que a terceira geração do 500 seria alguma reinvenção do modelo, vai se decepcionar. A Fiat acabou seguindo a melhor opção, pois mesmo tratando-se de um carro novo, manteve as linhas clássicas do anterior e que tão bons resultados tiveram ao longo de mais de uma década.
Desta forma, mantém-se o que ele tem de melhor, que é o visual arredondado, de forte personalidade, claramente identificada com o 500 original de 63 anos atrás, e que continua atraente, moderna e com o tão apreciado estilo retrô. Além de uma série de novos detalhes, como é o caso dos faróis bipartidos, a nova grade e as belas rodas marcando a evolução.
Igualmente alteradas foram as dimensões exteriores, com o novo 500 chegando seis centímetros mais comprido e mais largo, mantendo-se, contudo, as carrocerias de duas portas e cabriolet, esta última mantendo o teto de lona correndo sobre arcos laterais fixos.
Mas se, por fora, o novo Fiat 500 até poderá passar despercebido junto aos muito distraídos, por dentro é impossível não notar o ambiente todo novo, graças ao painel redesenhado e com uma nova tela touchscreen de 10,25 polegadas e formato 16:9, colocado no centro do painel. É o primeiro aviso da chegada do novo sistema multimídia UConnect 5.
Esta novidade que o 500 estreia nos carros Fiat, se destaca pelos novos menus interativos, a compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, e, principalmente, a disponibilização de um assistente capaz de dialogar com os ocupantes. Destaque também, segundo a marca, para o espaço interno.
Em termos mecânicos, uma revolução. A maior novidade do 500 é, sem dúvida, a questão dos motores. Nesta nova geração, a Fiat dispensou os motores de combustão, e o 500 passa a ser exclusivamente elétrico!
Aproveitando também o fato de contar com uma plataforma nova, o novo 500 passa assim a envergar um motor elétrico capaz de garantir potência de 87 kW, ou seja, pouco menos de 120 cv, alimentado por um conjunto de baterias de 42 kWh. Com isso, garante a marca italiana, o 500 consegue cumprir até 320 km com uma única carga.
Quanto ao desempenho, o Fiat 500 acelera de zero a 100 km/h em 9 segundos, e tem velocidade máxima de 150 km/h. Números que não impressionam, mas sua proposta é outra. Surpreende a possibilidade de fazer carregamentos em pontos de carga rápida com potências até 85 kW: nessa situação, o 500 carrega energia suficiente para 50 km em apenas 5 minutos, ou então 80% da bateria em cerca de 35 minutos.
De resto e reforçando os bons argumentos deste novo Fiat 500, quando chegar ao mercado (algo que deverá acontecer ainda este ano, inclusive no Brasil), junto com a versão especial de lançamento haverá uma wallbox doméstica de 3 kW -que pode trabalhar com até 7,4 kW- garantindo dessa forma um restabelecimento total da carga nas baterias em seis horas. Além disso, o modelo é ainda fornecido com um cabo apropriado para carregamento na rede pública.
Novidade é também a presença de um sistema de modos de condução, com três opções: Normal, Range e Sherpa. Este último tem como principal preocupação a otimização da energia existente nas baterias, procurando reduzir o consumo ao mínimo, diminuindo por exemplo a resposta do acelerador e limitando a velocidade máxima em 80 km/h, além de desativar os sistemas de ar condicionado e aquecimento dos banco.
Já o modo Normal é aquele que mais se aproxima, na condução, de um veículo com motor de combustão interna, enquanto o modo “Range” ativa a função “one-pedal-drive”, permitindo ao motorista conduzir o 500 utilizando apenas o pedal do acelerador. Como? Simples. Sempre que o motorista tira o pé do acelerador, é como se estivesse pisando no pedal do freio. Continua sempre necessário frear para imobilizar totalmente o carro.
Importante é destacar ainda que o novo Fiat 500 passa a ser o primeiro carro de seu segmento que oferece condução autônoma de nível 2, o que inclui a introdução de uma câmera dianteira com tecnologia de monitoramento, que supervisiona a área em redor do carro. Cabe depois ao Cruise Control Adaptativo inteligente (iACC) frear ou acelerar, em função dos outros veículos, ciclistas ou pedestres.
É equipado também com a Assistência à Manutenção no Centro da Faixa, capaz de manter o veículo no centro da faixa de rodagem, quando as marcações da estrada estão corretamente identificadas, além do sistema de Monitoramento de Pontos Cegos, sensor de detecção de fadiga do motorista e dos câmeras/sensores a 360°, que garantem visão tipo drone para evitar obstáculos ao estacionar ou ao executar manobras mais complexas.
Por conta da importância que o modelo tem nas vendas da Fiat, a marca italiana decidiu criar uma edição especial de lançamento, que recebeu o nome de “La Prima”. Ela se destaca pelo estilo e pela extensa lista de equipamento de série. A começar pelas três cores disponíveis –Cinza Mineral, Verde Ocean e Azul Celestial-, acrescidas dos faróis dianteiros Full led, rodas de 17 polegadas diamantadas, e apliques cromados nos vidros, painéis laterais e revestimentos dos bancos (em material sintético).
Disponível tanto na carroceria duas portas como na Cabriolet, o “La Prima” apresenta ainda, além dos equipamentos de segurança ativa e passiva, carregador rápido de 85 kW, logo “Soft Top“ e placqueta numerada “1 of 500” ao lado do nome do país onde o carro foi comprado. Nada mais justo, porque só existirão 500 destes.
O atual Fiat 500, de segunda geração, continuará um bom tempo em produção com motor convencional, para atender os compradores que não tem dinheiro para migrar de imediato para o novo 500 elétrico.