Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Ford x Peugeot x Honda: qual motor dura mais sem óleo?

Compartilhe!

video-motor-sem-oleo-video.jpg

Se, por alguma razão o motor de seu carro ficar sem óleo, quanto tempo irá durar?

Este é mais um daqueles casos que valem o aviso “Não tente fazer isso em casa”. O óleo é fundamental para o perfeito funcionamento de um motor, seja para efeitos de lubrificação, seja para dispersão de calor. Mas, e se ficar sem óleo, por quanto tempo o motor poderá funcionar?

A resposta para esta questão foi o desafio que o site britânico Carwow se propôs a fazer. As “vítimas” escolhidas foram um Honda Civic (6ª geração, 1995-2000), um Peugeot 206 (1998-2009) e um Ford Focus (2ª geração, 2004-2011).

Dos três foi retirado todo o óleo do motor, assim como o líquido do sistema de arrefecimento, que também impede o superaquecimento do motor. O objetivo era descobrir por quanto tempo um motor trabalha sem óleo e líquido de arrefecimento.

O primeiro motor a partir desta para melhor, após apenas 20 segundos em funcionamento, foi o do Ford Focus Depois foi a vez do motor do Peugeot 206, após 47 segundos. O motor do Honda Civic bem mais tempo: 6 minutos e 22 segundos.

A verdade é que isso é apenas uma brincadeira, sem nenhuma base científica ou resultado realmente prático. Obviamente cada motor estava num nível de desgaste diferente, e por isso vale apenas pela curiosidade. E repetimos o aviso: não tente repetir isso.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *