Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

GM-PEUGEOT-CITROËN PREPARA QUATRO CARROS

Compartilhe!

 

A General Motors e a PSA-Peugeot Citroën vão iniciar a sua parceria industrial pelo desenvolvimento conjunto de um pequeno MPV/furgão que irá servir a Opel (e a Vauxhall, no Reino Unido), mas também será a base para o desenvolvimento para um crossover para a Peugeot (marca que prepara o lançamento do SUV compacto 2008 para o próximo ano). A partir dessa base, será desenvolvido, ainda, um pequeno MPV (abaixo do atual Meriva) para brigar no segmento urbano e que será comum à Opel e à Citroën.

Por outro lado, será criado um novo veículo urbano de baixas emissões de CO2. Será uma espécie de VW Up, comum à Opel, Citroën e Peugeot, com motores pequenos e versões ecológicas, pensadas especificamente para os mercados da Europa.

Finalmente, para 2016, está prevista a conclusão do desenvolvimento de um sedã comum para as três marcas. Estes dados foram confirmados por uma fonte da GM para adiantar que “os quatro projetos serão desenvolvidos para combinar, na medida do possível, o máximo de recursos em plataformas, arquiteturas e tecnologias” de todos os parceiros da aliança. O certo é que a junção entre os dois grupos industriais, para partilhar tecnologias e reduzir custos de compras, irá permitir poupar 2 bilhões de Euro para ambas e fazer, a médio prazo, a divisão européia da GM regressar aos resultados financeiros positivos.

Por outro lado, são fortes os boatos no Brasil de que a Peugeot irá encerrar a fabricação de carros em Porto Real, RJ, atuando no mercado apenas com modelos importados da Argentina. A unidade carioca da empresa iria produzir apenas Citroën, e uma nova fábrica seria destinada a fabricar os produtos da parceria com a GM. Será?


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español