Ultima Hora

Hoje é dia de dar adeus ao Ford Fiesta

Compartilhe!

Foram 47 anos, oito gerações e mais de 16 milhões de unidades, mas no dia 7 de julho o Ford Fiesta chegou ao fim da sua trajetória, com o último exemplar saindo hoje da linha de montagem em Colonia, Alemanha. As últimas duas unidades produzidos do Fiesta vão ficar guardadas com a Ford. Um será adicionado à coleção internacional da empresa (baseado em Colonia), enquanto o outro será entregue à coleção da Ford do Reino Unido.

por Marcos Cesar Silva

Best seller da Ford na Europa há muitas décadas e modelo de muito sucesso no Brasil, o pequeno Fiesta é mais uma das vítimas da evolução a que temos assistido na indústria automotiva. Seja pelo aumento da exigência das normas ambientais e de segurança, ou pela transição para a mobilidade elétrica e conectada, nem os volumes elevados de vendas conseguidos por modelos como o Fiesta conseguem compensar a baixa rentabilidade normalmente associada a esta classe.

O lugar do Ford Fiesta será agora ocupado pelo Puma, proposta de maiores dimensões que assume o formato SUV da moda, e que consegue a rentabilidade desejada pela marca, graças aos preços superiores praticados.

Mas há mais razões para o fim do Fiesta. A Ford Europa está passando por um processo profundo de reestruturação, que culminará numa viragem total e direta para a eletrificação em 2030 (e até 2035 para os comerciais da divisão Ford Pro, de veículos comerciais).

O Ford Explorer, SUV 100% elétrico (do segmento do Kuga), é o próximo passo nesse plano, sendo o primeiro do gênero da montadora a ser produzido na Europa. E a Ford decidiu produzi-lo precisamente em Colonia, onde o Fiesta era produzido… até agora. Agora, de Colonia, sairão apenas Explorer e um segundo modelo 100% elétrico a ser conhecido em 2024.

É mais um passo para tornar a fábrica de Colónia, onde a Ford Europa está hoje sediada, no seu centro de excelência para a eletrificação, num investimento que passa dos US$ 2 bilhões.

Será mesmo o fim definitivo para o nome Fiesta na Ford? Veremos nos próximos capítulos…


Compartilhe!
1716650021