Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

HONDA – TOYOTA – NISSAN – SUBARU: RECALL

Compartilhe!

Aibags tipo cortina: falha.

A implacável National Highway Traffic Safety Agency (NHTSA), órgão do governo americano que controla os assuntos relacionados com trânsito e segurança automotiva, voltou a agir. Está investigando problemas em airbags tipo cortina em carros da Toyota (de novo!), Honda, Subaru e Nissan. Até o momento, quase 3.700 carros destas marcas já passaram por recall para checar esse dispositivo de segurança, e o número pode ser gigantesco.

O tema é grave, e com exceção de alguns carros mais luxuosos, nos quais são equipamento de série, os airbags laterais tipo cortina continuam sendo oferecidos por estas marcas no mercado americano, como opcionais. Quem pagou mais para ter segurança extra pode não estar protegida como imagina. Também é grave o fato de que estas marcas comercializam modelos semelhantes no Brasil, e ainda não se manifestaram a respeito.

Outra preocupação dos investigadores da NHTSA é que mais marcas também podem estar usando airbags do mesmo fornecedor que está causando tanta dor de cabeça. Segundo as quatro fábricas japonesas que estão em processo de recall por causa do defeito, o fornecedor das peças defeituosas foi a subsidiária americana da sueca Autoliv.

Nos carros chamados para verificação e reparo dos airbags com problemas, foi detectado que a mistura de gases que acionam as bolsas de ar estava fora de padrão. Assim, os airbags poderiam não inflar no caso de batida lateral, tornando-se um equipamento tão inútil quanto caro.

A NHTSA informa ainda que não detectou se outras marcas receberam os airbags da Autoliv com a mistura de gases alterada. Em todo caso, já solicitou à Autoliv a lista das empresas que poderiam ter recebido o gás propelente do mesmo lote. A Autoliv fornece para a GM, Ford, Volkswagen, Kia e Hyundai, mas nenhuma ocorrência entre estas marcas foi detectada. A Toyota e a Honda foram as primeiras fábricas a identificar o problema em seus carros, e comunicaram o defeito à NHTSA no final de janeiro.

Segundo o site da NHTSA, os veículos convocados até agora foram 427 Toyota RAV-4, fabricados entre 24 de novembro e 19 de dezembro de 2011; 974 Honda Accord, Civic, Crosstour e Acura MDX, fabricados entre 30 de novembro de 2011 e 26 de janeiro de 2012; 381 Subaru Legacy e Outback 2012 e 976 Nissan Altima e Versa 2012.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español