Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Hora de relembrar as cinco gerações do Corsa

Compartilhe!

A Opel, que não mais pertence à General Motorss (foi recém adquirida pelo Grupo PSA Peugeot Citroën) comemora a produção do Corsa número 750.000 na atual quinta geração. Hora de relembrarmos o modelo, que foi produzido aqui no Brasil entre 1994 e 2012 (hatch) e 2003 e 2015 (sedã).
Opel-Corsa-e1493307259595

O Opel Corsa, que na Europa já  está em sua quinta geração, continua a ser um dos maiores casos de sucesso na história da marca alemã e da Chevrolet no Brasil. Desde 1982 até agora, a Opel vendeu mais de 13 milhões de unidades do seu carrinho.

“O Corsa é um dos nossos modelos mais importantes, representando atualmente cerca de 25% do volume de vendas da Opel. Dependendo da versão, é o automóvel perfeito para muita gente, desde jovens solteiros a famílias”.

Peter Küspert, Vice-Presidente de Vendas e Pós-Venda da Opel.

Só a última geração, lançada em 2014 na Alemanha, acaba de atingir a marca das 750.000 unidades produzidas e vendidas. Motivo mais que suficiente para AUTO&TÉCNICA fazer uma rápida retrospectiva do que foi cada uma das cinco gerações do modelinho.

1ª geração: de 1982 a 1993

Opel Corsa

O Corsa original nasceu em 1982, como “irmão mais novo” do Kadett. Com apenas 3,62 metros de comprimento, esteticamente se destacavam os para-lamas alargados, no estilo dos carros de rali da época, e as linhas bem definidas e esportivas, criadas pelo designer chefe Erhard Schnell.

Ao modelo de duaas portas juntou-se rapidamente a carroceria de quatro portas, em 1985, bem como as opções Diesel e até mesmo a versão GSi, com 100 cv de potência. Não tardou muito até o Corsa A se tornar o  bestseller da marca, tendo sido produzidas um total de 3,1 milhões de unidades.

2ª geração: de 1993 a 2000

Basicamente o Corsa que foi lançado no Brasil em 1994. Apesar do sucesso do primeiro Corsa, foi tomada a decisão de posicionar o seu sucessor como um automóvel essencialmente dirigido ao público feminino. Para isso, os responsáveis da marca chamaram o designer japonês Hideo Kodama. Da sua cabeça saiu um Corsa muito mais arredondado, com mais 10 centímetros de comprimento que o anterior e interior consideravelmente mais espaçoso.

Este modelo foi responsável por uma série de novidades no segmento, como o ABS, a proteção contra choques laterais e os airbags frontais. Em alguns mercados, como o brasileiro, este Corsa teve modelos de três volumes (sedã), wagon e pick-up. A segunda geração Corsa ultrapassou as 4 milhões de unidades vendidas.

3ª geração: de 2000 a 2006

Foi de novo o traço de Hideo Kodama que deu origem ao Corsa C, na virada do novo milênio. No Brasil chegou em 2002. Desta vez, tratava-se de uma evolução da geração anterior, e o comprimento do novo modelo voltou a aumentar em 10 centímetros. O incremento na largura e na distância entre-eixos se refletia no interior de maiores dimensões.

A terceira geração estreou na Europa os motores ECOTEC a gasolina, com quatro válvulas por cilindro, e versões Diesel com injeção direta. No final do ciclo de vida, as vendas ficaram em 2.\,5 milhões de unidades.

4ª geração: de 2006 a 2014

Tal como no Corsa B, as carrocerias de duas ou quatro portas são diferentes. O Corsa D de duas portas assumia uma postura mais dinâmica, um pouco como o Corsa A, enquanto que a carroceria de quatro portas (foto acima) tornou-se um modelo mais espaçoso e familiar, com quase quatro metros de comprimento. As vendas chegaram às 2,8 milhões de unidades.

5ª geração: de desde 2014

Opel Corsa

Por fim, em 2014 chegou ao mercado a quinta geração do Opelzinho, matando os brasileiros de inveja. O novo modelo, que agora chega às 750.000 unidades vendidas, continua a ser produzido nas fábricas da Opel em Saragoça (Espanha) e em Eisenach (Alemanha). E é precisamente em Eisenach que é também produzido o Opel Adam, o “irmão mais novo” do Corsa. Tal como este foi um dia o “caçula” do Kadett…

Quer ter um carro futuramente colecionável e ainda hoje muito eficiente? Então fique de olho num Chevrolet Corsa, em especial os GSi.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español