Hora de relembrar as cinco gerações do Corsa
O Opel Corsa, que na Europa já está em sua quinta geração, continua a ser um dos maiores casos de sucesso na história da marca alemã e da Chevrolet no Brasil. Desde 1982 até agora, a Opel vendeu mais de 13 milhões de unidades do seu carrinho.
“O Corsa é um dos nossos modelos mais importantes, representando atualmente cerca de 25% do volume de vendas da Opel. Dependendo da versão, é o automóvel perfeito para muita gente, desde jovens solteiros a famílias”.
Peter Küspert, Vice-Presidente de Vendas e Pós-Venda da Opel.
Só a última geração, lançada em 2014 na Alemanha, acaba de atingir a marca das 750.000 unidades produzidas e vendidas. Motivo mais que suficiente para AUTO&TÉCNICA fazer uma rápida retrospectiva do que foi cada uma das cinco gerações do modelinho.
1ª geração: de 1982 a 1993
O Corsa original nasceu em 1982, como “irmão mais novo” do Kadett. Com apenas 3,62 metros de comprimento, esteticamente se destacavam os para-lamas alargados, no estilo dos carros de rali da época, e as linhas bem definidas e esportivas, criadas pelo designer chefe Erhard Schnell.
Ao modelo de duaas portas juntou-se rapidamente a carroceria de quatro portas, em 1985, bem como as opções Diesel e até mesmo a versão GSi, com 100 cv de potência. Não tardou muito até o Corsa A se tornar o bestseller da marca, tendo sido produzidas um total de 3,1 milhões de unidades.
2ª geração: de 1993 a 2000
Basicamente o Corsa que foi lançado no Brasil em 1994. Apesar do sucesso do primeiro Corsa, foi tomada a decisão de posicionar o seu sucessor como um automóvel essencialmente dirigido ao público feminino. Para isso, os responsáveis da marca chamaram o designer japonês Hideo Kodama. Da sua cabeça saiu um Corsa muito mais arredondado, com mais 10 centímetros de comprimento que o anterior e interior consideravelmente mais espaçoso.
Este modelo foi responsável por uma série de novidades no segmento, como o ABS, a proteção contra choques laterais e os airbags frontais. Em alguns mercados, como o brasileiro, este Corsa teve modelos de três volumes (sedã), wagon e pick-up. A segunda geração Corsa ultrapassou as 4 milhões de unidades vendidas.
3ª geração: de 2000 a 2006
Foi de novo o traço de Hideo Kodama que deu origem ao Corsa C, na virada do novo milênio. No Brasil chegou em 2002. Desta vez, tratava-se de uma evolução da geração anterior, e o comprimento do novo modelo voltou a aumentar em 10 centímetros. O incremento na largura e na distância entre-eixos se refletia no interior de maiores dimensões.
A terceira geração estreou na Europa os motores ECOTEC a gasolina, com quatro válvulas por cilindro, e versões Diesel com injeção direta. No final do ciclo de vida, as vendas ficaram em 2.\,5 milhões de unidades.
4ª geração: de 2006 a 2014
Tal como no Corsa B, as carrocerias de duas ou quatro portas são diferentes. O Corsa D de duas portas assumia uma postura mais dinâmica, um pouco como o Corsa A, enquanto que a carroceria de quatro portas (foto acima) tornou-se um modelo mais espaçoso e familiar, com quase quatro metros de comprimento. As vendas chegaram às 2,8 milhões de unidades.
5ª geração: de desde 2014
Por fim, em 2014 chegou ao mercado a quinta geração do Opelzinho, matando os brasileiros de inveja. O novo modelo, que agora chega às 750.000 unidades vendidas, continua a ser produzido nas fábricas da Opel em Saragoça (Espanha) e em Eisenach (Alemanha). E é precisamente em Eisenach que é também produzido o Opel Adam, o “irmão mais novo” do Corsa. Tal como este foi um dia o “caçula” do Kadett…
Quer ter um carro futuramente colecionável e ainda hoje muito eficiente? Então fique de olho num Chevrolet Corsa, em especial os GSi.