Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Investigação: Lewis Hamilton pego na “Paradise Papers”

Compartilhe!

O piloto Lewis Hamilton foi apanhado na “Paradise Papers”, investigação de quase 13,5 milhões de arquivos sobre offshores, promovida  pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). Além do piloto da Mercedes, mais de uma centena de celebridades e políticos têm agora a sua fortuna exposta.

 

Os milhões de arquivos mostram detalhes sobre a vida financeira dos ricos e famosos. Esses detalhes incluem o iate e os submarinos de Paul Allen, cofundador da Microsoft; os investimentos de Pierre Omidyar, fundador do eBay, nas Ilhas Cayman e as ações da Madonna numa empresa de produtos médicos.

Bono, cantor e ativista que clama por maior justiça social, foi identificado, por meio de seu nome verdadeiro, Paul Hewson, com tendo investido numa empresa registada em Malta, que aportou dinheiro num shopping center na Lituânia. Outros clientes, menos famosos, registaram-se nos formulários de empresas offshore com profissões como tratador de cães, encanador ou instrutor de wakeboard. A Rainha Elizabeth também é citada, e muitos brasileiros também.

“Paradise Papers”, o nome dado a esta investigação de jornalistas de todo o mundo, revela as manobras que vários milionários fazem para não pagarem impostos.

O tetracampeão mundial de Fórmula 1 teria poupado US$ 4 milhões em impostos na compra do jato privado, recorrendo a empresas sediadas em paraísos fiscais. No final, Hamilton pagou US$ 30 milhões pelo jato Bombardier Challenge 605, segundo revela a investigação.

Uma matéria apresentada pelo programa da televisão francesa M6, “Cash Investigation”, revelou que o jato de Hamilton ficou em nome de uma empresa sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, que o alugou a outra empresa da Ilha de Man, que por sua vez, o alugou a uma empresa do próprio Lewis Hamilton. Apesar desta “manobra” levantar algumas suspeitas, os advogados do piloto Mercedes garantem que tudo está dentro da legalidade.

O vistoso jato de Hamilton chama atenção por onde passa, e o próprio piloto faz questão de exibi-lo nas redes sociais.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español