LANÇAMENTO: Ford Ka 2019 e suas novidades
Versão Titanium, motor 1.5 mais potente e câmbio automático são algumas novidades que colocam o pequeno Ford Ka -em sua linha 2019- em outro patamar.
por Marcos Cesar Silva
O segmento dos compactos é maior e mais importante do mercado brasileiro, representando quase metade das vendas totais (48%), e isso é suficiente para justificar o interesse dos fabricantes por esta fatia do bolo. Entre as diversas opções, quem busca a segurança que a marca transmite, bom desempenho e possibilidade da transmissão automática, encontra no Ka um bom conjunto de qualidades.
O Ford Ka foi lançado em 1996 na Europa e em 1997 no Brasil. Era revolucionário.Hoje o Ka está na sua terceira geração, que sozinha já vendeu 440 mil unidades nos 125 países onde é comercializado, desde que foi apresentada em 2014; desde o primeiro Ka, a conta chega a mais de dois milhões de unidades vendidas. O Brasil colaborou este ano com 47.135 unidades vendidas de janeiro a junho, crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2017. Mais que isso, conquistou o segundo lugar de vendas, superado apenas pelo Chevrolet Onix, disputando venda a venda com o Hyundai HB20.
Para reforçar sua posição, a Ford apresentou a linha Ka 2019. Tanto o hatch como o sedã trazem inovações no estilo, desempenho, segurança, conforto e conectividade, ampliando a oferta de versões e equipamentos. Esta renovação abrangente mostra a intenção da marca em reforçar sua presença no segmento.
Além da transmissão automática de seis velocidades, oferecida pela primeira vez num Ford Ka nacional, o carrinho tem agora a opção do motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros –com 136 cv, o mais potente do segmento–, ao lado do avançado 1.0 Ti-VCT, também de três cilindros. Central multimídia SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas, seis airbags, bancos de couro, botão de partida Ford Power, câmera de ré e sensor de estacionamento também integram a lista de novos equipamentos do compacto.
O visual do Ka 2019 ficou mais encorpado, com nova grade, para-choques com apliques em forma de “C” e outros cuidados que aumentaram a sua eficiência aerodinâmica. O interior também exibe um acabamento mais caprichado, com novos materiais de revestimento, texturas e cores que criam um ambiente agradável para cada versão.
A linha 2019 chegou com sete opções de cores: as sólidas vermelho Arpoador e branco Ártico, a metálica prata Dublin e as perolizadas cinza Moscou, cinza Copenhagen, preto Bristol e marrom Trancoso, esta última exclusiva do FreeStyle.
A Ford cuidou também de outros aspectos do Ka. A carroceria recebeu reforços estruturais que aumentaram a rigidez torsional e a segurança, a suspensão traz nova calibragem e o interioroferece o melhor nível de silêncio da categoria, com a adoção de uma série de novidades, que inclui para-brisa acústico.
A central multimídia SYNC 3 é bem interessante em termos de conectividade. Sua tela de 6,5 polegadas, touchscreen e posicionada na parte superior do painel, favorece a visibilidade e o manuseio. Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, permite o espelhamento do Waze e acesso a vários aplicativos com comandos de voz e uso intuitivo. Ela é acompanhada de duas entradas USB de carga rápida no console.
Com várias inovações tecnológicas, o novo motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros do Ka tem a maior potência e torque específicos do segmento. Desenvolve uma potência de 136 cv, torque de 158 Nm e entrega 89% da força máxima a apenas 1.500 rpm, o que se traduz em agilidade no trânsito e nas retomadas.
A nova transmissão automática de seis velocidades, com conversor de torque integrado, tem funcionamento suave e silencioso, e eficiente. Conta com recursos avançados, incluindo a opção de trocas manuais na alavanca. A transmissão manual que equipa a linha também é nova. Com caixa mais leve e compacta, se caracteriza pela precisão nos engates, escalonamento correto e baixo nível de ruído.
O Ford Ka 2019 tem versões projetadas para atender os diferentes perfis dos consumidores de veículos de entrada. Tanto o hatch como o sedã são oferecidos nas versões SE e SE Plus com motor 1.0 e transmissão manual, ou motor 1.5 e transmissão manual ou automática; além da Titanium 1.5 automática. As versões S 1.0 e FreeStyle 1.5 são exclusivas do Hatch, enquanto a SEL 1.5 só é disponível no Sedan.
O Ka Hatch S 1.0 de entrada já vem com ar-condicionado, direção elétrica, trava elétrica das portas e mantém praticamente o mesmo preço da linha anterior, R$45.490, considerando os novos equipamentos que oferece: computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, vidro elétrico dianteiro, quatro alto-falantes e iluminação do porta-luvas.
O Ka Hatch SE 1.0 acrescenta rádio My Connection com Bluetooth, compartimento para celular no painel MyFord Dock e maçanetas e retrovisores na cor do veículo, por R$45.990. O Sedan SE 1.0 custa R$49.490.
O Ka Hatch SE Plus 1.0 tem central multimídia SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas, duas entradas USB iluminadas de carregamento rápido, vidro elétrico traseiro, retrovisor elétrico, rodas de aço de 15 polegadas, sensor de estacionamento e faróis de neblina, por R$48.490. O Sedan SE Plus 1.0 fica em R$51.990.
Com motor 1.5, o Ka Hatch SE custa R$51.990 com transmissão manual e R$56.490 com a automática. Já o Ka Sedan SE 1.5 sai por R$55.490 com transmissão manual e R$59.990 com a automática.
O catálogo seguinte, Ka Hatch 1.5 SE Plus, sai por R$54.490 com transmissão manual e R$58.990 na versão automática. O Ka Sedan SE Plus 1.5 cobra R$57.990 pela versão manual e R$62.490 pela automática.
O Ka Hatch Titanium 1.5, completo, com transmissão automática, seis airbags, bancos de couro, botão de partida Ford Power e outros itens, sai por R$68.990. Na mesma configuração, o Ka Sedan é o top de linha e custa R$70.990.
O Ka Hatch FreeStyle 1.5, de visual mais aventureiro, sai por R$63.490 na versão manual e R$67.990 na automática. Já o Ka Sedan SEL 1.5, com transmissão manual, seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, bancos parcialmente em couro e câmera de ré, custa R$65.990.
Ficha técnica Ford Ka 2019
Ka S 1.0 Hatch | Ka Titanium 1.5 Hatch | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 3 em linha | 3 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, com variação de tempo | 4, com variação de tempo |
Diâmetro e curso | 71,9 x 81,8 mm | 84 x 90 mm |
Cilindrada | 997 cm³ | 1.497 cm³ |
Taxa de compressão | 12:1 | 12:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 80/85 cv a 6.300 rpm | 128/136 cv a 6.500 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 10,2 mkgf a 3.500 rpm/ 10,7 mkgf a 4.500 rpm | 15,6/16,1 mkgf a 4.750 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | manual, 5 | automática, 6 |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor |
ABS | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas/Pneus | ||
Dimensões | 5,5 x 14 pol | 6 x 15 pol |
Pneus | 175/65 R 14 | 195/55 R 15 |
Dimensões | ||
Comprimento | 3,941 m | 3,941 m |
Largura | 1,695 m | 1,695 m |
Altura | 1,525 m | 1,525 m |
Entre-eixos | 2,49 m | 2,49 m |
Capacidades e Peso | ||
Tanque de combustível | 52 l | 52 l |
Compartimento de bagagem | 257 l | 257 l |
Peso em ordem de marcha | 1.033 kg | 1.108 kg |
Desempenho e Consumo (G/A) | ||
Velocidade máxima | ND | ND |
Aceleração zero a 100 km/h | 14,8 s | 10,6 s |
Consumo em cidade | 13,4/9,2 km/l | 11,0/7,8 km/l |
Consumo em rodovia | 15,5/10,7 km/l | 14,2/10,1 km/l |