Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Lançamento: pickup Renault Duster Oroch, a partir de R$ 62.290

Compartilhe!

Não é a primeira pickup Renault, como a marca anunciou. Mas não deixa de ser inovadora. A Renault Duster Oroch é uma pickup robusta, cabine dupla, com quatro portas, bom espaço para cinco passageiros, caçamba generosa e com tamanho na medida certa. Aliás, o tamanho é seu trunfo, pois está um passo adiante das pickups pequenas, e só terá concorrência a partir de fevereiro, quando a Fiat lançar a Toro.

– por Marcos César Silva

a20

São estes -e muitos outros mais- os trunfos da inovadora Duster Oroch, a primeira pickup nacional da história da Renault. O modelo inaugura um segmento no Brasil -já batizado pela Fiat de Sport Utility Pickup- ao se posicionar estrategicamente entre as pickups compactas e as médias, unindo as melhores características de ambas. A Duster Oroch é indicada para quem procura versatilidade e não abre mão de bom espaço interno, para o trabalho ou para o lazer.

Derivada do SUV Renault Duster, a pickup fabricada em São José dos Pinhais (PR) foi desenvolvida pela RTA (Renault Technology Americas), que tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e perfil do consumidor latino-americano. Produtos para países eternamente emergentes.  Como resultado, o modelo traz suspensão traseira multilink em todas as versões, entre-eixos maior em relação ao Duster e dirigibilidade aprimorada para oferecer condução precisa e segura como a de um carro de passeio, tanto com a caçamba vazia quanto carregada. No total, foram 4.800 horas de desenvolvimento e 720 mil km de testes na França, Brasil e Argentina.

As linhas da Renault Duster Oroch são assinadas pelo Technocentre da Renault, na França, em parceria com o Renault Design América Latina (RDAL), único estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano, localizado em São Paulo. O visual é praticamente o mesmo do conceito Duster Oroch, que foi um dos destaques do Salão de São Paulo de 2014. A traseira da picape tem desenho que valoriza a caçamba de grandes dimensões e a idéia de robustez do veículo.

A Renault Duster Oroch será vendida em três versões e com duas opções de motores, 1.6 16V e 2.0 16V, ambos flex e que já equipam o SUV Duster. Ambos recebem nota “A” em consumo no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O câmbio pode ser manual de cinco ou seis marchas, variando de acordo com a motorização, e com relações específicas para a pickup.

A Oroch oferece ainda a conectividade e conforto já conhecidos dos Renault no mercado, como Media NAV Evolution, sensor de ré, piloto automático e computador de bordo. E conta com uma linha completa de acessórios para aumentar ainda mais a versatilidade de uso, como extensor de caçamba, barras transversais no teto e suporte de bike ou prancha, entre outros.

INOVADORA

No Brasil, as pickups são bem aceitas, responsáveis por 80% do mercado de comerciais leves e por 13% do mercado total, com aproximadamente 450 mil veículos vendidos em 2014. Estes números evidenciam a importância destes modelos no mercado nacional. As vendas de pickups compactas cresceram nove vezes entre 2010 e 2014 em comparação com os veículos de passeio. No mesmo período, o volume de vendas das pickups cabine dupla aumentou 50%. Na América Latina, em 2014, o mercado de veículos utilitários representou 1,2 milhão de unidades e se consolidou como um dos mais importantes e disputados da região.

Ao decidir atuar neste importante segmento, a Renault escolheu o caminho da inovação, ao trazer uma solução diferente para atender os consumidores, oferecendo mais espaço e versatilidade. A Duster Oroch inova ao criar um segmento e se dispõe a mostrar que uma pickup pode ser espaçosa, robusta e ter boa capacidade de carga, sem ser necessariamente grandalhona.

A Renault ainda se vale de toda a experiência em veículos comerciais –são 17 anos de liderança na Europa– para desenvolver um modelo inovador e atento às expectativas do consumidor brasileiro. Um a cada três veículos utilitários comercializados no mundo é pickup: é neste mercado em constante crescimento que a Renault lança sua ofensiva.

Na pauta do marketing, a Duster Oroch foi criada para atender às exigências de vários tipos de clientes em universos diferentes, como por exemplo:

1)      Clientes de pickups compactas: a Renault Duster Oroch supera as expectativas dos clientes de pickups compactas em relação a espaço para cinco pessoas, conforto e habitabilidade, além de ótima acessibilidade em função das quatro portas. A posição mais alta de dirigir e a presença de um veículo grande com linhas robustas e modernas são diferenciais para este cliente que busca mais espaço e conforto para sua família na hora de rodar pela cidade ou estrada.

2)      Clientes que nunca pensaram em uma pickup: aqui o cliente aproveita todas as qualidades de um veículo de passeio aliado a uma oferta de praticidade e versatilidade para viajar em busca de aventura e/ou praticar esportes. Este cliente gosta da posição de dirigir mais alta, das linhas robustas e modernas e do porte do veículo. A ampla caçamba tem bom espaço de carga, tanto no comprimento como em profundidade. Graças à ampla lista de acessórios, o cliente pode personalizar a Oroch e adaptá-la às suas necessidades e exigências optando, por exemplo, pelo extensor de caçamba.

3)      Clientes que possuem uma pickup para trabalho: a Duster Oroch é uma boa opção para aquele consumidor que possui um único veículo para transportar seus produtos e que, ao mesmo tempo, utiliza o carro para passear com sua família e amigos. Esse cliente ainda se beneficia dos gastos de manutenção baixos e da robustez da pickup.

ESPAÇO E PRATICIDADE

Com quatro portas e cinco lugares, a Renault Duster Oroch oferece o espaço interno de um SUV pequeno. A pickup tem 150 mm a mais no entre-eixos e 360 mm a mais no comprimento em comparação com o SUV Duster. No total, são 4.693 mm de ponta a ponta e 2.829 mm de entre-eixos, números que permitem bom espaço na parte interna.

Cinco passageiros viajam com conforto graças ao espaço para pernas e cabeças. Quem se acomoda nos assentos dianteiros tem 856 mm de espaço para cabeça, mais do que em qualquer pickup compacta. No banco traseiro são 877 mm de espaço para cabeças, outro número imbatível. O espaço para joelhos é de 150 mm, também maior entre as pickups compactas e não muito distante das médias.

Ao volante, o motorista encontra facilmente a posição ideal de dirigir graças aos ajustes de altura do banco e da coluna de direção. A posição de dirigir elevada garante ótima visibilidade e facilita a identificação de obstáculos ao redor do veículo, garantindo maior segurança. O volante tem boa empunhadura, teclas do “piloto automático” (controlador e limitador de velocidade) e o controle do rádio fixo na coluna de direção.

O interior é confortável, garantido por detalhes que vão desde o acabamento cuidado ao conjunto completo de equipamentos de série. Há novos revestimentos em todas as versões, assim como a opção de bancos de couro. O painel -com desenho atual- tem novas cores e acabamento em Black Piano ao redor do sistema Media NAV Evolution.

O quadro de instrumentos com iluminação branca proporciona boa visibilidade e facilita a leitura das informações pelo motorista. São três mostradores: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo, que permite ao motorista verificar o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem.

A presença de numerosos espaços para acomodar objetos facilita a vida no dia a dia: há porta-objetos nas portas dianteiras, acima do painel de instrumentos, no console central e porta-copos na dianteira e na traseira, que oferecem funcionalidade para os passageiros.

Assim como a ampla área envidraçada, outro destaque da Duster Oroch é a circulação de ar dentro da cabine. Os dois vidros traseiros abrem normalmente, algo inédito em relação às picapes compactas.

A caçamba comporta 683 litros, mais do que qualquer pickup compacta cabine dupla à venda no Brasil. São 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A proteção de plástico já vem de série e a tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga do veículo é de 650 kg.

Outro diferencial no segmento é o local de instalação do estepe, que fica sob a parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga. O sistema é totalmente seguro, pois exige o uso da chave do veículo para abertura da tampa, que precisa estar aberta.

ROBUSTA

A Renault Duster Oroch encarou diversos testes em condições extremas na Europa e na América do Sul, para garantir a confiabilidade e a robustez do veículo. A RTA (Renault Technology Americas), responsável pelo desenvolvimento do modelo, percorreu no total 720 mil km para garantir a boa dirigibilidade em qualquer situação de uso, seja com a caçamba vazia ou carregada, com cinco ou apenas o motorista, em temperaturas altíssimas ou abaixo de zero.

O conjunto de suspensões tem o mesmo conceito do Duster 4×4, mas com componentes novos e reforçados. Este conjunto confere à Renault Oroch a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um carro de passeio, independentemente da caçamba estar completamente cheia ou vazia. Além disso, enfrenta qualquer tipo de terreno sem transmitir ao interior as vibrações e irregularidades do piso.

A suspensão traseira multilink independente e McPherson é mais moderna do que a das pickups do mercado, compactas e médias. Além disso, esta suspensão garante maior conforto, menor nível de ruído e estabilidade independente do piso. A suspensão dianteira independente, do tipo McPherson, traz molas helicoidais com barra estabilizadora. O sistema foi calibrado para casar bem estabilidade com conforto ao rodar.

a30

Toda a parte traseira da cabine, inclusive a coluna “C”, foi reforçada. Também mudaram as longarinas, parede traseira da cabine (curvada para abrigar melhor cargas como motos e bicicletas) e o assoalho. Os pneus 215/65-16 de uso misto são mais resistes em comparação com pneus 100% urbanos. A altura elevada em relação ao solo (206 mm) e os ângulos de entrada (26º) e saída (20º) fazem a Oroch encarar os obstáculos urbanos com valentia.

O conforto acústico acompanha as mesmas evoluções do Duster 2016, que já havia evoluído no quesito. A pickup recebeu novas vedações nas portas e janelas e o painel ganhou mais isolamentos.

MOTORES

A oferta de motores segue a linha Duster, com os conhecidos 1.6 16V e 2.0 16V. Ambos receberam evoluções em torque e potência em maio deste ano e tem nota “A” em consumo pelo Conpet. O motor 2.0 16V tem 148 cv de potência máxima a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. O torque máximo é de 20,9 mkgf a 4.000 rpm, com etanol, e 20,2 mkgf a 4.000 rpm, com gasolina.

Já o motor 1.6 16V oferece 115 cv a 5.750 rpm com etanol e 110 cv a 5.750 rpm com gasolina. Em torque, são 15,9 mkgf a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e 15,1 mkgfma 2.500 rpm com gasolina.

Há duas opções de câmbio. Quando equipada com o motor 1.6 16V, a Oroch recebe transmissão manual de cinco velocidades, a mesma do Duster 4×2, com a quarta e quinta marchas com relações mais longas. Já a versão movida pelo 2.0 16V traz o câmbio manual de seis marchas do Duster 4×4 também com relação final encurtada, o que garante mais agilidade.

Para reduzir o consumo, há funções como o EcoMode, que pode ser acionada por meio do botão localizado no painel. Este modo limita a potência e o torque do motor, além de reduzir a potência do ar-condicionado, o que permite economia de 10% no consumo de combustível.

Outro recurso da pickup é o indicador de trocas de marchas, “Gear Shift Indicator ” (GSI), que auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente ao sugerir quando reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características dos motores.

DESENHO

As equipes do Technocentre, na França, e do Renault Design América Latina (RDAL), localizado em São Paulo, assumiram o desafio de criar uma pickup a partir do SUV Duster.  A ideia principal foi integrar o visual robusto do Duster em harmonia com uma ampla caçamba.

O primeiro capítulo desta história foi o conceito Duster Oroch, mostrado no Salão de São Paulo de 2014, que antecipava a proposta do utilitário em um segmento inédito. O episódio final é esta Duster Oroch.

Assim como no SUV Duster, a grade frontal integra nova entrada de ar, o para-choque robusto com acabamentos em tom cinza e os faróis com duplo refletor óptico e luzes de rodagem diurna garantem visual imponente e com personalidade. O conjunto ótico é sofisticado. De lado, destacam-se as linhas características do Duster, integrando a caçamba. O para-choque traseiro harmoniza perfeitamente com o desenho do modelo e valoriza as dimensões da caçamba. O estilo exclusivo das lanternas em forma de flecha garante identidade forte à traseira da pickup da Renault.

O “santantônio” e o rack de teto estilizados foram criados em parceria com a engenharia da marca para unir estilo e funcionalidade. Eles proporcionam a possibilidade de carregar até 80 kg no teto do carro e são extremamente úteis na hora de transportar cargas, por permitir uma amarração segura.

Com os opcionais, a pickup oferece um visual ainda mais aventureiro e robusto quando equipada com molduras nas bordas dos para-lamas, alargador de para-lamas, grade de proteção no vidro traseiro, capota marítima e proteção frontal com faróis integrados. A Oroch é vendida com rodas de liga-leve aro 16 em todas as versões. Na Expression 1.6 as rodas têm cor alumínio. Já na Dynamique 1.6 e 2.0, as rodas são na cor cinza escuro.

A cor de lançamento da pickup Renault Duster Oroch é a exclusiva Verde Esmeralda, disponível para todas as versões. Trata-se de uma cor inspirada nas tendências da moda, esportes radicais e elementos da natureza que representam o universo do modelo.

VERSÕES

A Duster Oroch é oferecida em três versões, com duas motorizações e duas opções de câmbio:

  • Expression 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas: airbag duplo, freios com ABS, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Alumínio”, alerta sonoro de luzes acesas, rádio CD MP3 com 4 alto falantes (3D Sound by Arkamys) + USB + Bluetooth, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave com comando de travamento a distância, comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite), assento do condutor com regulagem de altura, desembaçador do vidro traseiro, sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h), barras no teto, santantônio, protetor de caçamba. Opcionais: retrovisores externos com regulagem elétrica e faróis de neblina.
  • Dynamique 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas e Dynamique 2.0 16V câmbio manual de seis marchas: adiciona Media NAV Evolution com funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, faróis de neblina, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Cinza Escuro”, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, volante com acabamento em couro, computador de bordo, indicador de temperatura externa e vidros do motorista com comando one touch. Opcionais: bancos em couro.

ACESSÓRIOS

A Duster Oroch dispõe de uma linha completa de acessórios, desenvolvida para potencializar a versatilidade e robustez do veículo. O extensor de caçamba, por exemplo, permite aumentar o comprimento em 603 mm (ou seja, 1.350 mm + 603 mm) e levar cargas de até 2 metros em diagonal, além de ampliar a capacidade de carga em 306 litros (683 litros + 306 litros). Depois de recolhido e colocado dentro da caçamba, o extensor pode ser usado como divisória, criando dois espaços separados para a carga. Além disso, o extensor pode ser esticado e travado, servindo como uma rampa para subir motos e bicicletas na caçamba.

A praticidade fica por conta do suporte de bicicleta para caçamba, com operação simples e rápida. Outro destaque é a barra transversal de teto, que permite transportar com segurança bicicletas, stand up paddle, prancha de surf e até caiaque na parte de cima do veículo. Alguns itens deixam o visual da Oroch ainda mais aventureiro, como o protetor frontal com faróis adicionais, o alargador de para-lamas e a grade de proteção do vidro traseiro. A linha de acessórios ainda oferece itens como capota marítima, estribos, apoio de braço central, caixa multibox para caçamba, cooler de 12v, DVD portátil e câmera de ré.

Além de personalizar e/ou aumentar os níveis de conforto da Renault Duster Oroch, o cliente que instalar qualquer um dos itens da linha de acessórios original mantém inalterados todos os benefícios da garantia do veículo de três anos.

Preços Renault Duster Oroch

Versão Expression 1.6 – R$ 62.290

Opcionais: Retrovisor elétrico + faróis de neblina (R$ 700) 

Versão Dynamique 1.6 – R$ 66.790

Opcional: Bancos em couro (R$ 1.700) 

Versão Dynamique 2.0 – R$ 70.790

Opcional: Bancos em couro (R$ 1.700)


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español