Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

LIFAN X60: REVENDO CONCEITOS – PARTE 2

Compartilhe!

IMG_1485

Outra boa novidade em termos de carros chineses que está sendo vendida no Brasil é o SUV Lifan X60, que chegou ao mercado com a missão de vender cerca de 700 unidades por mês. Com o mesmo porte do Ford EcoSport e do Renault Duster, por exemplo, custa R$ 52.777 e vem muito bem recheado de equipamentos e recursos. Montado no Uruguai, mostra a boa evolução da marca Lifan.

IMG_1478

Apenas seis meses após assumir a operação da sua marca no Brasil e no Uruguai, a chinesa Lifan Motors apresentou o SUV X60. Trata-se do primeiro SUV global da marca e indica interesse e reação no mercado brasileiro, após completa reestruturação das operações da empresa no Brasil, antes na mão de importadores menos comprometidos.

IMG_1461

“Assumimos a operação e praticamente começamos a empresa do zero, tanto na estrutura administrativa quanto na parte industrial”, explicou José Roberto Favarin, vice-presidente da Lifan Motors. “Nossa unidade industrial no Uruguai também passa por completa reforma e ampliação, para atender nossos planos de expansão com novos modelos”.

DESENHO

Apresentado no Dubai Auto Show no final de 2011, o X60 foi lançado no primeiro semestre de 2012 na Europa e na Ásia e agora chega à América do Sul, começando pelo Brasil. É um SUV versátil, com itens só encontrados em veículos de categoria superior e mais luxuosos.

Lifan-X60-14

Seu desenho agrada e tem muita personalidade. Na dianteira, bom grupo óptico, com lanternas por leds e faróis auxiliares circulares embutidos no pára-choque; a grade cromada é um ampla e os piscas estão na região central do áara-choque. A traseira tem as lanternas bem resolvidas, com leds, um longo friso cromado horizontal e refletores na parte inferior do pára-choque. Na lateral, linha de cintura alta, pára-lamas bem salientes e rodas de liga-leve aro. Racks no teto e repetidores dos piscas nos retrovisores (sempre por leds) completam o visual.

NO INTERIOR

Por dentro, prosseguem as boas impressões. Há clara preocupação com a ergonomia, com bancos confortáveis e acesso fácil aos comandos. Os materiais de revestimento são simples -os bancos trazem revestimento de couro sintético, a boa e velha napa- bem como os plásticos usados, mas tudo dentro do normal, sem comprometer. O grupo de instrumentos tem velocímetro digital e os demais mostradores analógicos (nível de combustível, temperatura e conta-giros). Mas não adianta procurar, não há computador de bordo.

Lifan-X60-10

Os comandos do eficiente ar condicionado são simples e fáceis de operar, e se não existe computador de bordo, por outro lado há uma boa central multimídia, com tela touch screen de sete polegadas, que inclui GPS, rádio com CD Player e entradas para USB/SD Card, além de Bluetooth, todos equipamentos de série. Os vidros tem acionamento elétrico nas quatro portas.

MECÂNICA

Em termos mecânicos, o Lifan X60 usa motor 1.8 (1.794 cm3 exatos) 16V VVT a gasolina, de 128 cv de potência máxima a 6.000 rpm e 16,8 mkgf de torque máximo a 4.200 rpm; o câmbio é manual de cinco marchas, bem escalonado e com engates suaves. Transmissão automática está prevista para o futuro.

A curva de torque do motor é bem plana e garante boas retomadas de velocidade, sem a necessidade de muitas trocas de marcha. A relação peso-potência do Lifan X60 é de 10,3 kg/cv.

As suspensões são independentes nas quatro rodas –McPherson na dianteira e Trailing Arm na traseira– e as rodas aro 16 com pneus 215/65R permitem ao X60 rodar firme e confortável, absorvendo bem as irregularidades do piso. Apesar da altura do veículo (1690 mm), a estabilidade é boa, e mesmo com carga total -cinco passageiros e porta-malas lotado– o SUV mantém bom comportamento, sem rolling (inclinação) excessivo.

IMG_1491

Quando se fala que um carro é chinês, ainda existe muito preconceito, por conta das marcas ruins e aventureiros que já aportaram por aqui. Mas esse cenário começa a mudar, junto com a boa evolução que alguns chineses –como os JAC, Chery e Lifan- apresentam.

A história da Lifan aqui é ainda mais complicada, por conta da operação do ex-importador, já que peças e assistência técnica expecializada praticamente inexistiam. Hoje, com comando da matriz, a marca está brigando para conquistar o consumidor brasileiro.

COMPLETO

Para passar a ser bem vista, a Lifan trouxe o X60, com longa lista de itens de série incluídos no preço. O “pacote” de equipamentos do Lifan X60 traz itens de conforto, segurança e conveniência, como o sistema multimídia; antena externa tipo “shark”, e som com controles também no volante ou por controle remoto.

Outro destaque é a câmera de ré e o sensor de estacionamento; o painel é digital; os bancos são revestidos em couro ecológico na cor bege e apoio de braço central com dois porta-copos no banco traseiro; existem porta-mapas nas costas dos bancos dianteiros e porta-objetos nas portas. O banco traseiro é também reclinável, bipartido e rebatível, o que permite várias configurações para levar carga ou passageiros.

Lifan-X60-11

O porta-malas é bom, com 405 litros de capacidade, e quando todo rebatido salta para excelentes 1700 litros. A tampa do porta-malas é ampla e facilita a movimentação de grandes volumes, podendo ser aberta por meio do controle remoto na chave principal do veículo (tipo canivete) ou no botão localizado no console central. Para proteger volumes colocados nos porta-malas, há uma cobertura tipo “cortina” para impedir a visualização.

O ar-condicionado do veículo possui saídas de ar sob os bancos dianteiros. O carro tem também vidros/travas/espelhos elétricos e diversos porta objetos: nas portas, no console e sob o apoio de braço na traseira. Outros itens de conveniência e conforto são as luzes de leitura individuais para motorista e passageiro; sensor crepuscular, que acende os faróis do carro ao entardecer, e o sistema “Light My Way”, que mantém os faróis acesos por 30 segundos após a retirada da chave do contato. Há ajuste elétrico de altura dos faróis e volante com regulagem de altura.

Lifan-X60-12

Em termos de segurança, o X60 vem equipado com airbag duplo para motorista e passageiro na dianteira e sistema de freio com ABS e EBD, atendendo a legislação que entra em vigor em janeiro do ano que vem. Há também barras de proteção lateral nas portas e cintos de segurança retráteis com pré-tensionadores e sistema de fixação de cadeiras para crianças tipo “Isofix”.

CONCLUSÃO

Com tudo isso, visual interessante, cinco anos de garantia e assistência 24 horas durante dois anos, mais a promessa de rápida reposição de peças e preço de revisão tabelado, por R$ 57.777 é uma opção a ser considerada. E muito considerada. O Lifan X60 está disponível em cinco cores: preta, prata, vermelha, branca e verde.

suv-lifan-x60-03


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español