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Mais um elétrico chinês no Brasil: Volvo EX30

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Em 1999 a divisão de automóveis da sueca Volvo foi vendida para a Ford, que por sua vez em 2010 se livrou da deficitária operação, repassando a marca para a chinesa Geely. Apesar de manter escritórios e fábricas na Suécia, hoje a Volvo é uma empresa chinesa. A Volvo original ficou apenas com a produção de caminhões. Além de China e Suécia, a Volvo fabrica na Malásia, Índia e Estados Unidos. Esclarecida a nacionalidade da marca, vamos ao que interessa. Para combater a recente invasão de elétricos chineses -BYD, GWM, JAC, Chery e outras menores- que chegaram agitando o mercado, a também chinesa Volvo importará da China seu novo modelo elétrico, o SUV compacto EX30, que é fabricado em Chengdu. A plataforma é Geely, a mesma base SEA2 que é compartilhada com os Smart #1 e Zeekr X.

por Ricardo Caruso, fotos Divulgação

Na briga de preços, da qual os chineses não fogem, o preço inicial é de R$ 220 mil, o EX30 tem a pretensão de ser o primeiro elétrico carro elétrico de muitos interessados nesse tipo de produto. O desenho é agradável e bem resolvido, com linhas bem atuais e, claro, sem grade dianteira. Como comparação, tem basicamente o mesmo comprimento de um Jeep Renegade (4,23 metros), mas com distância entre-eixos (2,65m) um pouco maior (8 cm). No interior, ambiente limpo, mas com muitos plásticos por toda parte. Os alto-falantes estão reunidos numa barra, junto ao para-brisa. Na traseiro o espaço é acanhado, mas acomoda quatro passageiros;, o espaço no porta-malas por sua vez é bom, considerando que o motor é traseiro. Debaixo do capô dianteiro só há espaço para o cabo do carregador.

Explicamos: as primeiras versões do EX30 que desembarcarão no Brasil terão apenas um motor traseiro, com 272 cv e 35 mkgf de torque. Parece pouco, mas é suficiente para garantir aceleração de zero a 100 km/h em pouco menos de 6 segundos. Mais adiante virá o EX30 top de linha com um motor em cada eixo e 434 cv -que promete para o carro de 1.900 kg acelera de zero a 100 em míseros 3,6s. Ou seja: um SUV chinês compacto com folego para dar “canseira” em muitos superesportivos mundo a fora.

O EX30 já pode ser reservado, mas as entregas só iniciam em março de 2024. Haverá no começo duas opções de bateria: de 51 kWh (340 km de autonomia) ou de 69 kWh (470 km). São quatro as versões de acabamento. A Core sai por R$ 219.950 com a bateria menor e sobe para R$ 239.950 com alcance ampliado. Na Plus o preço vai é de R$ 264.950, e a top de linha Ultra custa R$ 279.950. Valores ainda longe de serem suficientemente baixos para ajudar a popularizar os carros elétricos.


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