CarrosUltima Hora

Meyers Manx, o buggy original, reencarna em 2023 como elétrico

Compartilhe!

O celebrado Meyers Manx, o buggy original idealizado por Bruce Meyers nos anos 1960, vai voltar à vida no próximo ano, como um veículo 100% elétrico.

por Ricardo Caruso

O buggy -que é considerado o original, aquele que deu origem a esse simpático tipo de carrinho, nasceu na década de 1960 usando chassi e mecânica de Fusca, fórmula até hoje usada- se prepara para voltar à vida, mas agora como um buggy 100% elétrico: o Meyers Manx.

Com apresentação marcada para o próximo “Monterey Car Week” (13 a 21 de agosto), o Meyers Manx 2.0 foi desenhado por Freeman Thomas, o atual diretor executivo da Meyers Manx e o desenhista de modelos como o Audi TT ou o Volkswagen New Beetle.

Apesar de ser um modelo totalmente novo (e não um restomod), o Manx 2.0 manteve-se o mais fiel possível às linhas do original dos anos 1960. Continuamos a ter os para-lamas bem pronunciados, rodas grandes, sem portas, dois grandes faróis redondos destacados da carroceria e barras de proteção metálicas (para-choques e “santoantonio”. As primeiras imagens mostram ainda um teto rígido removível. No interior, o volante de três raios e os bancos sem encostos de cabeça remetem às origens do buggy mais famoso do mundo.

Os tempos atuais exigem mudanças nas motorizações. Se no quesito visual o Meyers Manx 2.0 ainda tem muito do modelo original, no capítulo da mecânica tudo é diferentes.

Baseado numa plataforma de alumínio (no lugar do chassi do Volkswagen Fusca), o Manx 2.0 trocou o motor boxer arrefgecido a ar por um motor elétrico montado na traseira, com 205 cv e 32 mkgf. Para alimentar este motor podemos encontrar uma pequena bateria com 20 kWh que promete autonomia de 241 km, ou outra de 40 kWh que já permite percorrer 483 km entre carregamentos.

Sempre crucial num buggy, o peso do Meyers Manx 2.0 manteve-se muito controlado. Na versão com a bateria menor, fica em 680 kg, e com a bateria maior, não vai além dos 748 kg.

Os preços do Meyers Manx 2.0 ainda não foram divulgados. Contudo, sabemos que em 2023 serão produzidas as primeiras 50 unidades deste belíssimo buggy elétrico.

Os proprietários dos novos e primeiros 50 Meyers Manx 2.0 estarão envolvidos no processo de desenvolvimento do modelo, recebendo atualizações remotas ou over the air. Quanto ao início da produção em maior série, está previsto para 2024.

O Manx Mayer Dune Buggy original.

Compartilhe!
1716174931