Tecnologia

MINI Vision Urbanaut: o futuro é esta minivan, urbana e autônoma

Compartilhe!

Uma verdadeira “sala de estar” sobre rodas antecipa a próxima geração de modelos da Mini. O modelo traz referências da BMW Isetta, Fiat 600 Multipla e do Mini original. O Vision Urbanaut é uma minivan elétrica e autônoma, que deixa pistas sobre como serão no futuro os modelos da Mini. Foi desenvolvido de dentro para fora, projetado pensando num hipotético cenário de mobilidade urbana para 2030.

MINI Vision Urbanaut. Um aprazível ambiente de convívio... com rodas

Curiosamente, apesar de este ainda ser um projeto criado por computador e do aspceto futurista, está em estudo a sua produção em série, provavelmente em 2027, com uma versão de passageiros e outra comercial.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1605647495mini-vision-urbanaut-5jpg.jpg

Esta “sala de estar” com rodas teve como foco a utilização inteligente do espaço interno, recuperando o conceito do Mini original, lançado em 1959, embora com dimensões maiores (maior até que o Countryman, em 261 mm).

O formato arredondado lembra o Fiat 600 Multipla, distinguindo-se ainda pela estilizada grade clássica da Mini, agora com um formato octagonal ao invés de hexagonal, mantendo os caraterísticos faróis arredondados montados atrás de uma estrutura de alumínio fresado.

Outra curiosidade vai para o para-brisas dianteiro, que pode ser aberto quando o carro está parado, lembradno a janela de uma varanda, mas remetendo ao BMW Isetta (nossa conhecida Romi-Isetta) produzido entre 1955 e 1962.

O acesso ao interior se faz unicamente por meio de uma porta lateral dotada de mecanismo deslizante e giratório. Quando o carro opera em modo autônomo, volante e pedais se recolhem e os bancos dianteiro viram para trás.

A próxima geração de modelos Mini vai surgir em 2023 com o lançamento de um compacto de duas portas, que promete recuperar o espírito do modelo original, seguindo-se do novo Countryman e de um SUV menor. 


Compartilhe!
1714125634