Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Luca, o carro elétrico feito de lixo

Compartilhe!

Da dedicação e criatividade de uma equipe formada por alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, nasceu o Luca, este cupê 100% elétrico, com autonomia para percorrer cerca de 200 km com uma carga de bateria, feito a partir de vários tipos de materiais reciclados.

Na apresentação do projeto, Lisa van Etten, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do conceito, são geradas 2,1 bilhões de toneladas de resíduos todos os anos no planeta, e parte importante desse lixo poderia ter aproveitamento muito superior ao que acontece em várias áreas da indústria, em especial na fabricação de automóveis.

No carrinho elétrico holandês, utilizaram-se materiais reciclados em quase todos os componentes. Os dois bancos do Luca, por exemplo, são revestidos por fibra de coco e plástico reciclado, a maioria garrafas PET retiradas do oceano; na produção do chassi, carroceria e janelas, os estudantes usaram plástico ABS e outros lixos domésticos, recuperados de aterros sanitários.

Com isto alcançou-se também o verdadeiro peso-pluma de apenas 360 kg, a que se somam os 60 kg do conjunto de baterias para alimentar motor elétrico que aciona as rodas traseiras. A velocidade máxima anunciada é de 90 km/h.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *