A Yamaha apresentou para a categoria Trial-E a TY-E, uma moto ainda experimental, desenvolvida para o mundo da competição e que pesa menos de 70 kg. Este modelo é o resultado do programa “Evolving R & D”  da marca, no qual os funcionários podem dedicar até 5% do seu tempo ao desenvolvimento de novos projetos longe dos produtos usuais da marca. 

Ela também é equipado com uma embreagem mecânica com acionamento hidráulico, o que permite obter controle mais preciso e impulso adicional para enfrentar todos os tipos de obstáculos.

Motocicletas experimentais para uso em competições mais específicas são boa maneira de introduzir novos modelos elétricos, já que elas não têm que cobrir longas distâncias e, portanto, não precisam de grande autonomia. Atualmente, nesses testes podemos encontrar motores de dois tempos e pequenos deslocamentos, com relação peso/potência que permite aos pilotos realizar todos os tipos de truques ou acrobacias com grande agilidade.

A Yamaha TY-E funciona como uma bancada de teste. É construída com quadro e partes de fibra de carbono reforçada, junto com um motor elétrico e baterias de íons de lítio. Por outro lado, sua estrutura é leve e estreita, para permitir maior dinamismo e liberdade de movimento nas duas rodas. No que diz respeito às especificações do motor, a Yamaha não revelou nada , nem mesmo a autonomia das baterias.

Por enquanto, teremos que esperar que o modelo entre em produção para conhecer todos os detalhes da TY-E, embora o pouco que vimos pelas fotos até agora pareça muito bom. A Yamaha usou apenas componentes caros, de alto desempenho e tamanho reduzido para obter uma moto para enfrentar seus rivais com motores de combustão. E parece que conseguiram…