Mustang Cobra Jet 1400, o dragster elétrico da Ford

Compartilhe!

Menos de oito segundos para completar 400 metros a 274 km/hora são os dois principais atributos que vão levar os fanáticos do Mustang a vibrarem com o Ford Mustang Cobra Jet 1400, modelo especial para arrancadas.

Construído pela Ford Performance Motorsports, este protótipo é um tributo ao Cobra Jet original que marcou época nas pistas de dragster no final dos anos 1960.

A estreia mundial está prevista para o final deste ano, assim que o Covid-19 permitir, numa corrida de dragsters dentro do calendário americano, ao lado de outras “canhões”.

Para “alimentar” este carro temos um motor elétrico. Sim, este é um dragster 100% eletrificado, com 1.044 kW (1.419 cv) de potência máxima e 149 mkgf de torque praticamente instantâneo.

A divisão esportiva da Ford, que contou com a colaboração de parceiros como a MLe Racecars, Watson Engineering, AEM EV e Cascadia, não revela, no entanto, maiores especificações do motor ou bateria que equipam o Mustang Cobra Jet 1400.

“Vimos neste projeto a oportunidade para começar a desenvolver propulsores elétricos segundo a experiência que já temos nos carros de corrida”, explicou Mark Rushbrook, chefão da Ford Performance Motorsports. 

Certo é que, sendo o mundo motorizado eletrificado uma realidade, começam a surgir, num ritmo cada vez mais acelerado (sem trocadilhos…), projetos reais para as pistas de competição.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español