Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Mustang Cobra Jet 1400, o dragster elétrico da Ford

Compartilhe!

Menos de oito segundos para completar 400 metros a 274 km/hora são os dois principais atributos que vão levar os fanáticos do Mustang a vibrarem com o Ford Mustang Cobra Jet 1400, modelo especial para arrancadas.

Construído pela Ford Performance Motorsports, este protótipo é um tributo ao Cobra Jet original que marcou época nas pistas de dragster no final dos anos 1960.

A estreia mundial está prevista para o final deste ano, assim que o Covid-19 permitir, numa corrida de dragsters dentro do calendário americano, ao lado de outras “canhões”.

Para “alimentar” este carro temos um motor elétrico. Sim, este é um dragster 100% eletrificado, com 1.044 kW (1.419 cv) de potência máxima e 149 mkgf de torque praticamente instantâneo.

A divisão esportiva da Ford, que contou com a colaboração de parceiros como a MLe Racecars, Watson Engineering, AEM EV e Cascadia, não revela, no entanto, maiores especificações do motor ou bateria que equipam o Mustang Cobra Jet 1400.

“Vimos neste projeto a oportunidade para começar a desenvolver propulsores elétricos segundo a experiência que já temos nos carros de corrida”, explicou Mark Rushbrook, chefão da Ford Performance Motorsports. 

Certo é que, sendo o mundo motorizado eletrificado uma realidade, começam a surgir, num ritmo cada vez mais acelerado (sem trocadilhos…), projetos reais para as pistas de competição.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *