NOTA DE FALECIMENTO: CITROËN PICASSO
Para uns, era tão feio que nem deveria ter existido. Para outros, era uma solução interesante para o transporte familiar. A briga entre as duas facções acabou, pois hoje (27/04), o Citroën Picasso deixou de ser fabricado. Com linhas arredondadas e estilo único, foi o primeiro veículo produzido pela Citroën no Brasil, estreando junto com o Peugeot 206 a fábrica da PSA em Porto Real, RJ. Nos 11 anos em que “viveu” aqui, dividindo opiniões, mais de 100 mil unidades da minivan foram produzidas.
A Xsara Picasso foi a resposta da Citroën à Renault, que em 2006 lançou sua minivan Scénic na França. Na Europa, o Picasso era produzido na fábrica espanhola da PSA, em Vigo. Fez sucesso pois tinha interior amplo e bem acabado, com instrumentos digitais ao centro do painel. O porta-malas de 550 litros era bom e os bancos permitiam várias configurações na traseira.
Com o lançamento do C3 Picasso e do AirCross, o fim de ciclo para a Xsara Picasso estava decretado. Desde 2010 o carro só era produzido no Brasil, já que na Europa o C4 Picasso e Grand C4 Picasso substituiram a minivan. Em todos os mercados, o Picasso vendeu 1,73 milhão de unidades.
As viúvas do Xsara Picasso não precisam se desesperar. O substituto do modelo, o C3 Picasso, é vendido aqui desde o ano pasado, por R$ 48.990. O único face lift que o Picasso teve no Brasil foi em agosto de 2007. O finado era oferecido nas versões GLX e Exclusive, com motor 1.6i 16V Flex de 113 cv de potência máxima com etanol.
Picasso no Brasil
2000 – Inauguração da fábrica de Porto Real (RJ)
2001 – Março: lançamento Xsara Picasso no Brasil (março)
2002 – Série Étoile
2003 – Série Brasil
2004 – Março: motor de 138 cv
2004 – Maio: lançamento do Automatique
2005 – Junho: lançamento do 1.6 16V
2006 – Março: Picasso Seleção
2006 – Outubro: 1.6 16V Flex
2006 – Novembro: Picasso Navegador
2007 – Agosto: face lift
2008 – Novembro: Picasso Wii
2010 – Junho: Picasso Avatar
2011 – Março: Picasso Movie
2012 – Abril: fim de linha