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Novo Escândalo VW: outra investigação na Alemanha

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Bons tempos aqueles em que o slogan da Volkswagen era “você conhece, você confia”. A cada dia fica mais difícil acreditar na marca. Agora as autoridades alemãs estão investigando a Volkswagen por suspeita de evasão fiscal, relacionada com a nova fraude de emissões, agora de de CO2, nos motores dos veículos do Grupo.

vw

Os investigadores buscam provas de que a Volkswagen teria se beneficiado de incentivos fiscais no cálculo do preço de venda dos seus modelos, pois a tributação dos automóveis varia conforme a quantidade de gramas de C02 emitidos pelo veículo. Se mentiu afirmando que poluía menos, a Volkswagen pagou menos impostos e lucrou mais com seus carros.

A Volkswagen admitiu este mês que os dados das emissões de CO2 de alguns modelos do Grupo estariam “errados” em cerca de 800 mil veículos. na na Europa. O custo para regularizar a situação junto das autoridades fiscais locais poderá rondar os US$ 2,2 bilhões.

Em Portugal, por exemplo, existem cinco níveis de CO2, para o cálculo do imposto de veículos com motores diesel, e igual número de níveis para os motores a gasolina. Um modelo com motor a gasolina que emita até 115 g/km tem imposto de 390,35 Euro, sendo este o valor mínimo cobrado por lá. Já um modelo que emita até 95 g/km com motor diesel é tributado com imposto de 1.586,51 Euro.

O Volkswagen Golf 1.4 TSI de 150 cv com motor gasolina e emissões de 109 g/km, por exemplo, está bastante próximo do nível de 115 g/km, a partir do qual o imposto aumenta, por passar ao patamar seguinte de emissões de CO2. Se as autoridades concluírem que este Golf emite mais do que 115g/Km, o valor a pagar em imposto subirá mais de 10 vezes, de 390,35 Euro para 4.281,66 Euro.

O turbodiesel Audi A1 1.5 TDI  115 cv, outros dos modelos na lista de modelos fraudadores do Grupo com emissões adulteradas, anunciava valor de emissões de CO2 de 92 g/km. Se as suas emissões atualizadas ultrapassarem as 95 g/km, a tributação passará dos 1.586,51 Euro para 5.173,80 Euro. E assim acontecerá na maioria dos países europeus.


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