O CARRO MAIS ANTIGO DO MUNDO AINDA CIRCULA
O De Dion Bouton Et Trapardoux Dos-A-Dos Steam Runabout 1884, o carro mais antigo do mundo de que se tem notícia -e que trocou de mãos em 2011 por US$4.6 milhões num leilão da RM Auctions- ainda circula, e bem, nos dias de hoje.
O De Dion foi leiloado em 7 de outubro de 2011, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Com 130 anos, o veículo é a vapor, e tem fornalha e caldeira; foi construído em 1884 pelo fabricante francês De Dion-Bouton e Trépardoux.
Para se conseguir dirigi-lo, este clássico precisa ficar ligado por pelo menos meia hora. E apesar da aparência, ele é rápido, podendo alcançar a velocidade máxima de 60 km/h, um absurdo para a época. O veículo pertenceu por 81 anos a uma mesma família e é um dos raros modelos De Dion que ainda existe, dos 20 que foram produzidos. No seu currículo consta o fato de ter participado da primeira corrida de carros da história, em 1887, entre Paris e Versailles, na França.
O De Dion mede 2,7 metros e pesa 952 quilos, é preto, com quatro lugares, rodas estreitas e é equipado e decorado com peças e detalhes dourados.
Confira o video: