Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

O que esperar da nova aliança entre Ford e Volkswagen

Compartilhe!

A Ford e o Grupo Volkswagen anunciaram a assinatura de um memorando de entendimentos e o início de estudos para a criação de uma aliança estratégica. Entre 1987 e 1996 existiu na América do Sul (Brasil e Argentina) uma joint venture entre as duas marcas, chamada Autolatina. Na Europa, com sede em Portugal existe a Autoeuropa, aliança também entre as duas marcas, que durou até 1999, quando a VW assumiu 100% do controle; o último Ford foi produzido lá em 2006.

Em comunicado (leia aqui), a Ford explicou que o memorando de entendimento irá permitir às duas explorar  “potenciais produtos em várias áreas, incluindo o desenvolvimento de uma variedade de veículos comerciais que visam atender melhor as necessidades dos clientes”. O documento indica ainda que a aliança entre a Ford e a Volkswagen não envolve acordos acionários.

“A Ford está empenhada em melhorar seu negócio e alavancar modelos de negócios adaptáveis,  que inclui trabalhar com parceiros para melhorar a nossa eficácia e eficiência”, afirmou Jim Farley, chefão da Ford Global Markets. Já o diretor de Estratégia do Grupo Volkswagen, Thomas Sedran, afirmou, no mesmo comunicado, que “a potencial colaboração industrial com a Ford é vista como uma oportunidade para melhorar a competitividade global das duas empresas”.

 


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español