Há mais criações nos galpões dos fabricantes do que imaginamos, embora muitas delas não se tornem conhecidas. O que trazemos hoje tem como protagonistas o BMW M5 Touring E34 e o McLaren F1 , embora talvez seja melhor falar do motor do McLaren F1, aspirado, 6.1V12 a a 60° e quatro válvulas por cilindro .

“A BMW teve que fornecer 350 motores, mas a McLaren só construiu 106 carros”.

Ele tinha potência maxima de 635 cv a 7.400 rpm e torque máximo de 65 mkgf a 5.600 rpm, desenvolvido pela BMW . Este motor quase nada tinha a ver com o primeiro BMW V12, que na época equipava o top da linha da primeira geração do Série 7 E32 e Série 8 E31.

 

Como qualquer novidade que chega ao mercado, ela deve primeiro ser exaustivamente testada e otimizada, mas os engenheiros, ao invés de testar a nova mecânica e instalá-la em um dos modelos projetados para abrigar um motor V12, decidiram introduzir este bloco experimental em um BMW M5 Touring da geração E34. Isso por razões desconhecidas.

Imaginamos que seria para passar despercebido, mas o que quer que fosse, o resultado tinha era um foguete. Pense que o M5 E34 (1989-1995) padrão já era um brinquedoi muito interessante. Construído sobre o chassi do 535i na fábrica da BMW M em Garching, na Alemanha, foi totalmente feito à mão.

A plataforma 535i foi fabricado na unidade da BMW em Dingolfing. A partir da versão Touring (wagon), 891 unidades foram vendidas de 1992 a 1996.

Os motores também foram fabricados à mão por técnicos da BMW M. Ele equipou uma evolução do conjunto de válvulas I6 24, que encontramos no M5 E28 e M635 CSi/M6 E24 e, originalmente, tinha 3,6 litros e 315 cv a 6.750 rpm. Já em maio de 1992, o motor aumentou para 3,8 litros e 340 cv de potência e o modelo Touring nasceu .

O melhor de tudo, de acordo com David Clark, que foi diretor da McLaren para carros de corrida e de rua entre 1994 e 1998, esse modelo em particular da BMW M5 Touring não teve o mesmo destino que o resto das mulas de teste, e está bem guardado na coleção mais ou menos secreta de protótipos da BMW. A wagon das fotos é apenas ilustrativa, pois o público nunca teve acesso ao protótipo.