Slide

Oficial: Chevrolet Camaro desaparece em 2024

Compartilhe!

Sonha em ter um Camaro na garagem? Então corra, o modelo está com os dias contados. E isso para o ano que vem! Mas, a Chevrolet promete que não é o fim da linha para o seu pony car. A nome deverá ser usado num outro esportivo ou mesmo num SUV -elétricos ou híbridos- o que é sempre um sacrilégio para os pony ou muscle cars.

Despedida: “six”, nesse caso, é uma referência à sexta e última geração do Camaro, com o espírito que conhecemos.

por Marcos Cesar SIlva

A Chevrolet anunciou que a atual e sexta geração do Camaro será aposentada na conclusão do ano-modelo de 2024, confirmando os boatos que circulavam há algum tempo. Não causa nenhuma surpresa, já que as vendas do Camaro vêm caindo de maneira consistente nos últimos anos. O Camaro tem vendido pouco se comparado com seus históricos, rivais Ford Mustang e Dodge Challenger. Felizmente, ao que tudo indica o nome Camaro não está totalmente morto e deverá passar por um momento de catalepsia, mas a montadora não confirmou o que irá acontecer a seguir.

“À medida que nos preparamos para dizer adeus à atual geração do Camaro, é difícil expressar nossa gratidão a todos os clientes do Camaro, funcionários da linha de montagem e fãs das corridas”, disse Scott Bell, vice-presidente global da Chevrolet. “Embora não estejamos anunciando um sucessor imediato hoje, tenha certeza de que este não é o fim da história do Camaro”.

A linha final do Camaro de sexta geração sairá da linha de montagem na fábrica da montadora em Grand River, em Michigan, em janeiro de 2024. A Chevrolet diz que haverá um kit “Collector’s Edition” em 2024 para o Camaro RS, SS e um número limitado de ZL1. O “pacote”, de acordo com o comunicado à imprensa, “presta homenagem ao Camaro, relembrando laços que remontam ao desenvolvimento da primeira geração do Camaro na década de 1960, mais notavelmente o codinome inicial do programa: ‘Panther””.

Isso é tudo o que sabemos neste momento, mas a Chevrolet diz que mais detalhes serão dados mais adiante, quando as encomendas se iniciarem. Esta geração do Camaro, meio esquecida no Brasil pela marca, além de ser um excelente muscle car, também participou do automobilismo, especificamente de provas da NASCAR, IMSA, SRO, NHRA e do Campeonato de Supercars, este na Austrália.

Suspeitamos que o tempo de vida restante do Camaro de sexta geração no mercado era limitado já no verão passado, quando a marca anunciou que vários opcionais e equipamentos estavam sendo retirados do modelo 2023, como o “Black Interior Appearance Package” e os pedais esportivos. Felizmente, a linha de motores, composta pelo turbo de quatro cilindros, o 2.8V6 sobrealimentado e as opções aspiradas 3.6 V6 e 6.2 V8, permaneceu.

Entre os últimos rumores sobre Camaro, falou-se de um estilo de carroceria totalmente elétrico na sétima geração ou um sedã. Se tivéssemos que apostar, iríamos com o primeiro por dois motivos: a Chevrolet já divulgou a silhueta de um veículo baseado na tecnologia elétrica Ultium, que parecia muito com o Camaro, e o próximo sucessor do Dodge Challenger será elétrico… Aconteça o que acontecer, o Camaro continuará vivo e lembrado como um dos grandes carros da Chevrolet em todos os tempos, mas a verdade é que a sexta geração e a aura do Camaro irão desaparecer daqui a menos de um ano.


Compartilhe!
1716767561