Oltre, mas pode chamar de Hummer da Fiat
Os SUVs -sabe-se lá porque- se tornaram moda anos 2000. E nessa categoria de carros, não há nada mais fenomenal do que o Hummer (a versão civil do Humvee). A história de Hummer começa com o Humvee atuou no conflito do Panamá em 1989 e na Guerra do Golfo em 1991. O sucesso do Humvee incentivou a criação de uma versão civil do Humvee com o nome Hummer, o que criou a percepção de um SUV em sua atitude máxima. A história do Hummer inspirou a Fiat a criar um SUV semelhante.
por Ricardo Caruso
Embora até hoje a Fiat seja mais conhecida como uma fabricante especializada em carros compactos (como a japonesa Daihatsu, por exemplo), o resultado foi o carro-conceito Fiat Oltre, que apareceu no Salão de Bolonha de 2005 com um grande modelo off-road com capacidades especiais de desempenho em piso ruim. Embora seja chamado de carro-conceito, o Fiat Oltre é mais digno de ser rotulado de show car porque foi capaz de fascinar o público por meio de seu visual e recursos. Não seria exagero algum afirmar que o Oltre era o Hummer da Fiat.
O Fiat Oltre usava a plataforma de veículos militares Iveco LMV, originados na cooperação da Fiat e da Iveco, que foi preparada para atender especificações militares britânicas e italianas. Não é à toa que os aspectos técnicos do Fiat Oltre são muito semelhantes aos do Iveco LMV, como dimensões (comprimento de 4.870 mm, largura de 2.200 mm, altura de 2.050 mm e distância entre-eixos de 3.230 mm), capacidade de cruzeiro (inclinação de 40%, inclinação de 80%, distância ao solo de 500 mm e profundidade de corte de 850 mm). Os motores Iveco turbo diesel common rail de 3.0 litros, 185 cv e 45,6 mkgf mais a transmissão automática de 6 velocidades, permitiam velocidade máxima de 130 km/h.
Este protótipo estava equipado com pneus especiais, de alta performance, com índice de velocidade V e baixo perfil Pirelli Scorpion Zero Asimmetrico, na medida 315/40-26 XL, com rodas cromadas de 26 polegadas.
Semelhante ao Hummer, o Fiat Oltre possuía um sistema 4WD (tração integral) permanente, suspensão independente com altura ajustável e bloqueio do diferencial para maximizar a capacidade de trafegar no fora de estrada. O interior contava com acabamentos em couro de alta qualidade azul e branco, e ainda com quatro bancos esportivos e cinto de segurança de quatro pontos da Sabelt para o motorista, além de sistema multimídia. Os controles eram dispostos todos junto do motorista, no painel, para ser mais fácil de usar, inspirado nos veículos militares. Esteve veículo tinha ainda com uma antena parabólica incorporada.
Infelizmente, a Fiat não aprovou a produção em série do Oltre, porque os caros custos de produção não estavam equilibrados com o então relativamente pequeno volume de mercado. E o Fiat Oltre acabou se tonando mais uma página na história da Fiat.