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Parceria da Fiat com a Peugeot existe há mais de 50 anos

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Um dos temas mais comentados no momento na indústria automotiva é a fusão do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles com o grupo PSA. O namoro é antigo e o noivado entre as duas foi oficializado há pouco menos de um mês. O que poucos sabem é que acordos entre italianos, norte–americanos e franceses existem desde os anos 1970. O desejo de criar um novo grande grupo automotivo em nível mundial então não é de agora.
 

Já em 2012, o grupo FCA tentou conquistar a PSA, quando Sergio Marchionne, na época chefão da empresa, assumiu publicamente a vontade de fusão com os franceses. Desde então, muitas parcerias e acordos aconteceram: naquele mesmo ano, PSA e General Motors formaram uma parceria que, cinco anos mais tarde, acabou com a integração da Opel e da Vauxhall no portfólio da Peugeot.

Mas existem outras ligações entre as marcas que agora se vão unir. Em 1978, a Peugeot comprou a participação europeia da Chrysler. Por outro lado, a fabricante norte-americana é propriedade italiana há 10 anos, após a crise do setor automotivo de 2008 e que levou, por exemplo, a cidade de Detroit a entrar em decadência.

Também a extinta marca Simca, que fazia parte da Chrysler no continente europeu, foi adquirida pela Peugeot no final da década de 1970, mas foi fundada pela Fiat anos mais cedo, ou seja, esta marca passou por três fabricantes do atual Grupo.

Entretanto, a primeira relação direta entre as marcas que agora vão pertencer ao mesmo grupo é o Citroën SM, o último modelo lançado pela empresa francesa antes de ser adquirida na totalidade pela Peugeot.

Mas não é preciso ir tão longe no tempo para encontrarmos outros exemplos de negócios entre a PSA e a FCA. Ainda hoje, quando se visita na Europa qualquer concessionário da Fiat, Citroen ou Peugeot, pode descobrir que o Ducato, o Jumpy e o Boxer são irmãos.


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