Parece um Bronco, mas é um Suzuki Jimny
Observe com atenção o logo na grade desse carro. Não é o que parece… Na verdade é um Jimny, da Suzuki. Você já sabe que o Suzuki Jimny é um jipinho que faz algum sucesso. Foi fabricado no Brasil, mas saiu de linha há dois anos e desapareceu. Agora há a promessa de que o novo Jimny, de quatro portas, seja novamente vendido aqui, importado, mas sem data marcada. Bem antes disso, o modelo LJ80 fabricado entre 1978 e 1982, até competiu no rali Paris-Dakar de 1982. Além disso, o pequeno Suzuki Jimny sempre manteve as suas excelentes capacidades no fora de estrada leve. Já recebeu diversos nomes e badges, e foi vendido como Suzuki Samurai, Suzuki Sierra, Suzuki Santana, Suzuki Caribbean, Suzuki Potohar, Chevrolet Samurai, Chevrolet Jimny, Holden Drover, Marutu Gypsi e Mazda AZ Offroad, entre outros.
da Redação
No entanto, parece haver no Japão toda uma corrente de consumidores não-conformistas que querem ver o Jimny parecido com qualquer coisa, menos com um Jimny . É por isso que nos últimos numerosos especialistas do mercado de reposição automotiva em especial na Ásia criarem réplicas do Land Rover Defender e do Mercedes Classe G usando o Jimny como base; uma tendência que agora está sendo acompanhada pelo Ford Bronco. Na verdade, uma miniatura destes.
Trazemos aqui o Jimny Bron55 (Bron55, não Bronco…), feitos pelos especialistas japoneses da Garage iLL . A empresa oferece tanto o kit completo quanto as peças individualmente, resultando em um conjunto bem diferente no visual do original. Na verdade, se a própria Ford vendesse um produto semelhante, com esse estilo, com certeza teria sucesso.
Esta conversão, aparentemente bem feita, precisa de poucas peças para o jipinho se parecer com o Ford Bronco. As maiores mudanças ocorrem na dianteira, onde encontramos uma grade diferente com o emblema “BRON55”, novo conjunto de faróis redondos com faixas horizontais de LED (típicas dos Bronco) e para-choque atualizado e mais robusto que o padrão. Pronto, visualmente temos um mini Bronco.
Na vista lateral, podem ser usadas novas rodas MID e pneus off-road maiores, da Toyo, e suspensão elevada. O “pacote” Garage-ill é compatível tanto com o Jimny de carroceria estreita quanto com as versões de quatro portas e Jimny Sierra. Neste segundo caso, o visual fica mais robusto quando o kit é combinado com as molduras plásticas nos para-lamas.
Sem dúvida, dá ao carrinho uma lembrança estilo do Ford Bronco. Sob o capô permanece o motor a gasolina de 1,5 litros aspirado, de 102 cv e 13 mkgf de torque máximo. A potência é transmitida às quatro rodas por meio de uma caixa de câmbio automática de quatro velocidades e do sistema de tração integral AllGrip Pro.