Classic Cars

Pirelli trouxe de volta o clássico pneu Cinturato CN36

Compartilhe!

Coisas que só acontecem no Primeiro Mundo. Os pneus Pirelli Cinturato CA67 e CN36 estão de volta, e com medidas específicas destinadas às versões mais esportivas de modelos antigos, como os Fiat 850 ou 124.

por Ricardo Caruso

A Pirelli Collezione, linha de pneus dedicada aos carros mais icônicos produzidos na Europa entre 1930 e 2000, adicionou duas novas medidas aos Cinturato CA67 e CN36 (este velho conhecido dos brasileiros) à sua linha, para os modelos Fiat 850 e 124. Uma nova versão do Cinturato CN36 para os Mercedes com carrocerias W113, W123 e W126, Alfa Romeo Montreal e Fiat Dino 2000 (entre outros) será também disponibilizada a partir do próximo ano. Um protótipo deste pneu encontra-se em exposição na feira “Auto e Moto d’Epoca”, em Pádua, Itália.

CLÁSSICOS POR FORA, MODERNOS POR DENTRO 

Para as versões Sport Spider e Sport Coupé do Fiat 850 e Fiat 124, a Pirelli recriou o Cinturato CA67 na medida 155 R13, e o Cinturato CN36 na medida 165 R13. Mantendo a tradição da Pirelli Collezione, estas versões refletem as origens dos pneus originais lançados entre as décadas de 1950 e 1960. Os novos produtos apresentam a aparência clássica por fora, mas com as tecnologias mais avançadas no seu interior. Graças aos compostos mais recentes, os pneus Pirelli Collezione oferecem níveis superiores de aderência em molhado em comparação com os pneus da época, garantindo altos padrões de segurança.

Os pneus foram projetados pelos engenheiros da Pirelli de acordo com as particularidades técnicas utilizadas e definidas pelos projetistas dos veículos, garantindo visual muito próximo do pneu original. Isto foi possível graças à contribuição da Fundação Pirelli, que mantém todos os desenhos originais da marca italiana em um arquivo patrimonial, datado de 1872.

Este desenho da banda de rodagem é inconfundível.

O pneu Cinturato foi pioneiro na evolução dos pneus na década de 1950, tendo levado ao nascimento do pneu esportivo. O CN36, em particular, foi projetado para equipar os carros de alto desempenho e Gran Turismo, tendo também registrado várias vitórias importantes nos ralis, equipando o Fiat 124 Sport em 1971.  

Hoje, não só regressa à linha Fiat 124, como também estará disponível, a partir de 2023, na nova medida 195/70R14, que com certeza faria muito sucesso por aqui. Este pneu está sendo apresentado numa exposição especial no evento “Auto e Moto d’Epoca”, um marco no calendário do automobilismo clássico italiano.

O não menos clássico CA 76. No Brasil era conhecido apenas como “Cinturato”.

A Pirelli continuará celebrando o seu 150º aniversário na feira de Pádua, ao lado da “Ruote Borrani”, uma empresa com sede em Milão, famosa pelas suas rodas raiadas, que comemora o seu centenário neste ano de 2022. As duas empresas têm longa história juntas, numa parceria que já dura mais de 80 anos. No estande da Borrani está sendo exibidos pneus Pirelli especiais, montados em rodas Borrani (todos originais) utilizados em GPs da década de 1930.

Tão clássico que merece um quadro. Quem sabe chega ao Brasil, onde o mercado de carros antigos é gigantesco e sofre com a falta de certas medidas de pneus.

Em 1968 o novo pneu Pirelli Cinturato CN36 chegou às ruas na medida 185R14, equipando o Fiat Dino e no novo tamanho 185/70VR15 para o Porsche 911. Os radiais “de aço” e os pneus de baixo perfil estavam em toda a linha da marca italiana, equipando mesmo carros como o Fiat 124 Sport e o Ford Escort México.

O Pirelli Cinturato CN36 deu mais um grande salto na tecnologia de pneus radiais de carros esportivos quando desenvolveu o pneu de perfil baixo em 1973, com o 215/60R15 Cinturato CN36 para os modelos Porsche 911 2.7 RS e Carrera.


Compartilhe!
1714317954