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Porsche FLA 1973: o carro eterno

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O Porsche FLA foi um protótipo projetado e construído para ser à prova do tempo, ou seja, durar muito. Mas isto trazia um grande problema, pois os fabricantes de automóveis deixariam de ser como os conhecemos hoje, onde o seu objetivo principal é vender mais e mais automóveis (processo que está em fim de carreira…), algo que o FLA contraria. É certo que hoje os fabricantes utilizam plataformas modulares, usadas em diferentes veículos, para economizar dinheiro, mas a ideia da Porche era bem diferente.



O Porsche FLA, acrônimo para “Forschungsprojekt-Langzeit-Auto”, que significa “Projeto de Pesquisa de um Automóvel de Longa Duração”, com o código interno Type 296, nasceu como projeto e pesquisa do que poderia ser um automóvel modular, resultado de um estudo publicado na “The Limits of Growth”, em 1972, que determinava que a evolução da economia da época iria levar à extinção dos recursos do planeta, algo que não está completamente errado, mas o artigo era bastante dramático. Este estudo, coincidiu, posteriormente, com a crise do petróleo em 1973 e, dessa forma, era mais do que necessário pensar em novas medidas.



Assim, a Porsche iniciou o projeto FLA, para um automóvel com vida util extremamente longa, além de ser prático e compacto, tendo quatro lugares; era mais ou menos do porte do Golf. Nada das linhas esportivas tradicionais da marca.

Estava equipado com um motor de quatro cilindros, 2.5 litros e 75 cv de potência máxima a 3500 rpm, montado na traseira de forma transversal. Este motor tinha pouca potência para assim aumentar a vida útil do mesmo, apesar, de ainda assim, ser uma boa potência para a época.

O motor tinha também um sistema de arrefecimento desenhado para aquecer mais depressa e tinha um sistema de filtragem de ar e óleo muito mais elaborado. Estava acoplado a uma caixa de câmbio semi-automática de três velocidades, pois a Porsche acreditava que se fosse manual, os motoristas levariam ao desgaste prematuro do material.

Até o sistema eléctrico foi pensado para ser mais fácil substituir pequenas partes numa reparação, ao invés de ter de substituir tudo.

Porsche Pictures Past Forum


O desenho foi inspirado, provavelmente, no protótipo EA266 da Volkswagen, que também foi desenvolvido pela Porsche e grande parte das pessoas envolvidas no projeto transitaram para o FLA. Por exemplo, as lanternas traseiras são as mesmas do EA266, mas viradas em 180 graus. Apesar de nunca ter recebido uma carroceria, a estrutura do FLA foi construída em alumínio, montada num chassi com bastante resistência à corrosão, fabricado com aço que tem na sua composição ferro, crômio e níquel. Para definir estilo, foram montadas quatro rodas Fuchs (cinco, com o estepe), típicas dos Porsche da época.

O Porsche FLA só foi mostrado ao público uma vez, no Salao de Frankfurt de 1973, estando agora em exposição no Museu da Porsche. Foi um projeto muito à frente do seu tempo, com ideias sustentáveis, numa época em que pouco se pensava nisso.

Porsche Pictures Past Forum
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Hoje, chegou-se à conclusão que é melhor produzir automóveis mais recicláveis, do que um automóvel que dure muitos anos no mercado, principalmente na perspectiva dos fabricantes. Apesar do projeto FLA não ter avançado muito, algumas técnicas foram transpostas para os automóveis de produção, como a inclusão de aços mais resistentes à corrosão e metais mais leves.

Porsche Once Designed A Car To Put Themselves Out Of Business


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