Primeiro SUV da Lamborghini fez 31 anos

Compartilhe!

 

 

 
A Lamborghini confirmou que vai apresentar o Urus, seu “super SUV”, no próximo dia 4 de dezembro, num evento especial que vai acontecer na sede da marca, em Sant’Agata Bolognese, Itália. Mas quem afirmar que este é o primeiro SUV Lamborghini, vai cometer um grave erro. 
A fabricante adianta que este novo modelo não só terá “potência e torque incríveis”, como contará com “um desenho diferenciado e presença significante” além de “excepcionais capacidades para uso em todo-terreno, incluindo areia

Mas se o Urus representa uma enorme evolução no catálogo da Lamborghini, a verdade é que não é o primeiro SUV que a marca de Sant’Agata Bolognese produz. A Lamborghini já usou esta receita antes, há 31 anos, época em que os SUVs não estavam tão em moda. 

Denominado LM002 e apelidado de “Rambo Lambo”, este SUV já comemorou 31 anos e pode ser visto como uma espécie de “pai do Urus”. As diferenças são muitas, mas em 1986, quando foi lançado, a Lamborghini apanhou todos de surpresa com o lançamento de um “monstro” de quase três toneladas inspirado no mundo militar, mas que não dispensava o luxo e a potência típicas de um verdadeiro Lamborghini. 

 

Equipado com motor 5.2V12 de 450 cv do Lamborghini Countach, este foi o primeiro “touro” com tração integral. E ainda por cima acelerava até aos 200 km/h. Mas tudo isto tinha um preço, já que este LM002 é famoso também por ser um autêntico “devorador de gasolina”. A sorte -ou azar- do proprietário é que o tanque tinha capacidade para 170 litros de combustível. 

 

A Lamborghini produziu apenas 328 unidades deste LM002 entre 1986 e 1993, o que fez com que o preço deste modelo disparasse nos últimos anos, em especial dos exemplares que permanecem em condições impecáveis, como o modelo que ilustra esta matéria e que permanece no museu da marca. Conta com o chassis número 12231 e foi alvo de restauração completa pelo Polo Storico da Lamborghini. 

O legado do LM002 vai continuar bem vivo no Lamborghini Urus. Mas apesar do novo sucessor contar com motor V8 biturbo com mais de 650 cv, podemos afirmar que não será uma máquina tão radical quanto este LM002.

 
 
 
 
 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *