HURACÁN, A NOVA LAMBORGHINI, CHEGA EM 2014
Ao final dos 10 anos de ciclo do Gallardo, o mais bem sucedido Lamborghini de todos os tempos, chegou a hora da marca italiana apresentar o seu sucessor. Chama-se Huracán e a primeira versão será o LP610-4. Como sempre, o nome teve origem num touro que, neste caso, pertencia à criação espanhola Conte de la Patilla. Huracán era um touro conhecido pela sua enorme coragem e forte sentido de destreza no ataque durante as corridas.
Em termos de desenho, são identificados muitos dos detalhes que já conhecemos do Aventador, mas agora com proporção um pouco diferente. Ainda assim, o novo modelo é tão ou mais agressivo que seu antecessor, mas também mais harmonioso nesta primeira opção. O chassis construído numa combinação de fibra de carbono e alumínio, deixa o seu peso nos 1.422 quilos, o que significa relação peso/potência de apenas 2,33 cv/kg.
Quanto ao motor, trata-se da mesma configuração V10, mas com 5.2 litros de cilindrada. Conta agora com potência máxima de 610 cv a 8.250 rpm. Acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 325 km/h. A caixa de câmbio é de dupla embreagem com sete relações, e continua presente o sistema de tração integral. Os freios com discos cerâmicos estão em todas as versões.
O lançamento do novo modelo sera no início de 2014, por meio de 130 eventos privados que vão servir para apresentar o carro a clientes atuais da marca e a potenciais interessados, mas a apresentação oficial ao público só vai acontecer em março, no Salão de Genebra, quando está prevista a entrega das primeiras unidades aos felizes compradores.