Classic Cars

Quer comprar os bancos do primeiro Corvette?

Compartilhe!

Se você tem US$ 90 mil (pouco mais de R$ 450 mil) e não sabe onde gastar, seus problemas acabaram. Um vendedor do eBay, do Estado de Indiana, Estados Unidos, tem na sua posse os bancos com estrutura de fibra de vidro com tecido em vermelho pertencentes a um dos cinco protótipos iniciais do Corvette, construídos entre 1952 e 1953, sob a denominação Project Opel. E está vendendo…

Own a Piece of Corvette History for Only $90,000! - Corvette Action Center

O vendedor vai mais longe, indicando que estes bancos pertenceram mesmo ao primeiro protótipo construído, o EX-52, produzido em dezembro de 1952 para o GM Autorama (foto acima), realizado no Hotel Waldorf-Astoria, em Nova Iorque, no dia 17 de janeiro de 1953.

Segundo um artigo na revista “The Corvette Restorer” de 1993, três dos protótipos do Project Opel desenhados por Harley Earl eram totalmente funcionais, com dois deles destinados aos testes em pista e um para desenvolvimento, particularmente para testes de alta velocidade no GM Proving Grounds. Os últimos dois protótipos nunca teriam sido finalizados.

O EX-52, também conhecido por 852, estava equipado com o motor de seis cilindros em linha Chevrolet 235 (de 3.900 cm3). Inicialmente, o modelo recebeu o nome Cougar, passando a ser conhecido por Corvette pouco antes do Autorama.

Em junho de 1953, este automóvel, juntamente com o EX-53, foram para a fábrica da Chevrolet, para receber melhoramentos e peças de produção, para assim se assemelharem aos automóveis vendidos ao público. Aws alterações mais notórias são o pára-brisas mais alto, a nova cor da carroceria, cromados diferentes e decoração lateral. O vendedor indica ainda, que em 30 de junho de 1953, o EX-52 recebeu o número de chassis “1”.

Com a “Parade of Progress” da General Motors encerrada, o automóvel acabou sendo desmontado e, segundo a “The Corvette Restorer”, no dia 6 de novembro de 1953, a carroceria de fibra de vidro do EX-52 foi submetida a um teste de fogo.

Os bancos sobreviveram, pois quando foram aplicadas as peças de produção, o interior foi completamente remodelado, não sendo utilizados nos testes e, consequentemente, escaparam do uso intensivo. Obviamente, não há provas seguras de que estes são mesmo os bancos do primeiro Corvette, mas segundo vários historiadores, a probabilidade é bastante grande.

Agora, para você ter estes bancos (ou o que restou deles) na sua posse, é necessário desembolsar US$ 90 mil mais frete, ou então fazer uma oferta direta ao vendedor no link: https://www.ebay.com/itm/164369079881


Compartilhe!
1714091939