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Renault Megane E-Tech chegou ao Brasil

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Esqueça tudo o que você sabe sobre os antigos Renault Mégane (incluíndo a minivan Scénic), fabricados ou vendidos no Brasil. Eles se foram há anos, e agora reencarnaram na forma de SUV elétrico, com o nome de Megane E-Tech. Apresentado em 2020 na Europa ainda como conceito, teve sua versão de produção mostrada em setembro de 2021 e demorou dois anos para ser lançado no Brasil, importado. Além da tecnologia que carrega, este novo Megane se destaca pela beleza de suas linhas, algo que está ficando difícil de ver nos SUVs, onde a quantidade absurda de modelos acaba inibindo a criatividade dos desenhistas. Mas não nesse SUV francês. O carro foi lançado em versão única de acabamento ao competitivo -no segmento, claro- preço de R$ 279.900

por Ricardo Caruso

O Megane E-Tech é primeiro modelo da Renault a aplicar o novo projeto de estrutura da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Essa plataforma é destinada q veículos 100% elétricos, batizada de CMF-EV. (Common  Module Family – Electric Vehicle).

O primeiro impacto, como dissemos antes, é visual. O desenho chama atenção pelas suas linhas limpas e suaves. A dianteira traz dois vincos bem marcados no capô, faróis estreitos e iluminação por LEDs que parecem escorrer até o para-choque, o novo logotipo da marca está na “grade” e o para-choque tem detalhes em cores que contrastam com a carroceria. Chama atenção ainda detalhes como o teto flutuante (recurso que vimos aqui no Brasil pela primeira vez no Chevrolet Agile), maçanetas dianteiras embutidas (como nos Tesla), maçanetas traseira nas colunas e rodas aro 18 diamantadas, calçadas com.pneus 195/60-18.

Renault Megane E-Tech 2024 - Brasil
Renault Megane E-Tech 2024 - Brasil
Renault Megane E-Tech 2024 - Brasil
Renault Megane E-Tech 2024 - Brasil

Por dentro, tudo transpira modernidade. O painel é revestido de tecido, com sua parte superior e forros de porta de Alcântara, a conhecida camurça sintética muito usada em automóveis. Os bancos usam revestimentos premium combinados com material reciclado. O seletor de marchas é posicionado atrás do volante, o que otimiza o espaço entre os dois bancos dianteiros. O apelo tecnológico é realçado pelo grande painel de instrumentos, digital e com grande tela de 12,3 polegadas (de alta resolução) e sistema multimídia com tela de 9 polegadas. O multimídia adotou o sistema operacional “OpenR Link” da prória marca, que foi desenvolvido em conjunto com a Google.

A qualidade de visualização das telas do painel é realmente muito boa, na terceira geração da plataforma Snapdragon Automotive Cockpit da Qualcomm. Junto aos instrumentos há a útil indicação de porcentagem de carga da bateria e a respectiva autonomia.

A versão destinada ao mercado brasileiro tem 220 cv de potência máxima e 30,6 mkgf de torque instantâneo. Isso permite aceleração de zero a 100 km/h em 7,4 segundos e velocidade máxima de 160 km/h. O torque máximo já surge a míseras 100 rpm —o que é praticamente instantâneo— e assim se mantém até 4.700 rpm. A bateria aplicada nele é de 60 kWh, sendo um projeto novo da LG. Tem peso de 395 kg e utiliza na sua parte química o NMC (níquel, manganês, cobalto), nesse caso com mais níquel e menos cobalto, o que favorece a maior densidade energética.Renault Megane E-Tech 2024 - Brasil

O pack de baterias é composto de 12 módulos de 24 células cada, distribuídos em duas camadas, com garantia de oito anos ou 160.000 km. Durante este período, a Renault garante a substituição gratuitamente em caso de deterioração que atinja nível inferior a 70% da capacidade. A Renault declara a autonomia de 495 km na cidade e 436 km na estrada (norma SAE J1634). Com a correção determinada Inmetro (de 30% a menos), esses números ficam em 346 e 305 km, respectivamente. O consumo de energia médio é de  6,2 km/kW (norma WLTP)

Há várias opções de recarga. Estas opções incluem 130 kW em carregadores rápidos mais encontrados em rodovias e 22 kW em sistema trifásico, mais comum nas cidades. Segundo a marca, é possível carregar de 15% até 80% em 130 kW (DC) em apenas 36 minutos, e usando um Wallbox de 22 kW, cerca de 1,50 hs. O Megane E-Tech elétrico traz como item de série o cabo Tipo 3 para recarga em terminais públicos ou particulares. Para recarregar em casa, numa tomada nornal, é oferecido como acessório o cabo “Flexicharger”.

O Megane E-Tech mede 4,21 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura, com distância entre-eixos de 2,68 metros. O porta-malas, além tem capacidade de 440 litros e a abertura da sua tampa é elétrica. No total, o Megane elétrico pesa 1.680 kg.

A lista de equipamentos e recursos é longa (veja abaixo). O Megane E-Tech elétrico está disponível em três cores: cinza Rafale, cinza Schiste e azul Nocturne sempre com a pintura em dois tons, com o teto em preto Étoilé.

CONTEÚDO DO RENAULT MEGANE E-TECH
Defletor de teto
Luzes de rodagem diurna (DRL) com nova identidade visual
Luzes indicadoras de direção dinâmicas (sequenciais)
Luzes traseiras de LED com efeito 3D
Maçanetas externas ocultas e rebatíveis automaticamente
Painéis de porta com acabamento em Alcantara
Retrovisores com iluminação com logo Renault
Rodas de liga de alumínio de 18 modelo Oston
Alerta de desembarque seguro dos ocupantes
Alerta e assistente de permanência em faixa com aviso para ultrapassagens
Alerta e frenagem automática se houver tráfego transversal atrás
Alerta e intervenção de ponto-cego
Alertas de colisão frontal e de distância segura
Assistente de partida em aclives
Airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um entre os bancos dianteiros)
Cruise control adaptativo com parada automática caso o carro à frente freie
Controles de estabilidade e tração
Detector de fadiga do motorista
Direção eletroassistida
Suportes Isofix para três cadeirinhas infantis com pontos de fixação superior
Faróis LED dinâmicos e adaptativos
Farol alto inteligente com função neblina
Freio de estacionamento elétrico
Frenagem automática de emergência (inclusive pedestres e ciclistas)
Kit de reparo dos pneus com compressor portátil
Luzes de neblina traseiras de LED
Monitoramento da pressão dos pneus
Modos de condução Eco, Sport, Comfort e Perso (personalizável)
QR Code para auxílio em emergências
Reconhecimentos de placas de velocidade com alerta de ultrapassagem do limite
Regulagem automática de altura dos faróis
Retrovisor interno por câmera ou por espelho convencional
Retrovisores com indicador de direção
Retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático e aquecimento
Sensores crepuscular e de chuva
Sensores de estacionamento traseiro, dianteiro e laterais com câmera de ré traseira
Teto e retrovisores na cor preto Étoile
Travamento automático das portas ao atingir 6 km/h
Aviso sonoro para pedestres (carro elétrico é silencioso!)
Cabo tipo 2 Modo 3
Compatibilidade carregamento AC até 22 kW e DC 130 kW
Frenagem regenerativa com quatro intensidades de regeneração acionadas por “borboletas” junto ao volante
Função eco-coaching
Multimídia com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay
Quadro de instrumentos “OpenR” digital de 12,3″
Seis alto-falantes Arkamys Auditorium
Ajuste da altura dos cintos de segurança dianteiros
Abertura elétrica da tampa do porta porta-malas
Ar-condicionado bizone com saída de ar para a traseira
Apoio de pé junto aos pedais
Porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros
Carregador de celular por indução
Chave presencial do tipo cartão
Encostos dos bancos traseiros rebatíveis 70/30
Iluminação personalizável no interior
Quatro tomadas USB-C
Volante e retrovisores com aquecimento


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