Renault Megane E-Tech chegou ao Brasil
Esqueça tudo o que você sabe sobre os antigos Renault Mégane (incluíndo a minivan Scénic), fabricados ou vendidos no Brasil. Eles se foram há anos, e agora reencarnaram na forma de SUV elétrico, com o nome de Megane E-Tech. Apresentado em 2020 na Europa ainda como conceito, teve sua versão de produção mostrada em setembro de 2021 e demorou dois anos para ser lançado no Brasil, importado. Além da tecnologia que carrega, este novo Megane se destaca pela beleza de suas linhas, algo que está ficando difícil de ver nos SUVs, onde a quantidade absurda de modelos acaba inibindo a criatividade dos desenhistas. Mas não nesse SUV francês. O carro foi lançado em versão única de acabamento ao competitivo -no segmento, claro- preço de R$ 279.900
por Ricardo Caruso
O Megane E-Tech é primeiro modelo da Renault a aplicar o novo projeto de estrutura da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Essa plataforma é destinada q veículos 100% elétricos, batizada de CMF-EV. (Common Module Family – Electric Vehicle).
O primeiro impacto, como dissemos antes, é visual. O desenho chama atenção pelas suas linhas limpas e suaves. A dianteira traz dois vincos bem marcados no capô, faróis estreitos e iluminação por LEDs que parecem escorrer até o para-choque, o novo logotipo da marca está na “grade” e o para-choque tem detalhes em cores que contrastam com a carroceria. Chama atenção ainda detalhes como o teto flutuante (recurso que vimos aqui no Brasil pela primeira vez no Chevrolet Agile), maçanetas dianteiras embutidas (como nos Tesla), maçanetas traseira nas colunas e rodas aro 18 diamantadas, calçadas com.pneus 195/60-18.
Por dentro, tudo transpira modernidade. O painel é revestido de tecido, com sua parte superior e forros de porta de Alcântara, a conhecida camurça sintética muito usada em automóveis. Os bancos usam revestimentos premium combinados com material reciclado. O seletor de marchas é posicionado atrás do volante, o que otimiza o espaço entre os dois bancos dianteiros. O apelo tecnológico é realçado pelo grande painel de instrumentos, digital e com grande tela de 12,3 polegadas (de alta resolução) e sistema multimídia com tela de 9 polegadas. O multimídia adotou o sistema operacional “OpenR Link” da prória marca, que foi desenvolvido em conjunto com a Google.
A qualidade de visualização das telas do painel é realmente muito boa, na terceira geração da plataforma Snapdragon Automotive Cockpit da Qualcomm. Junto aos instrumentos há a útil indicação de porcentagem de carga da bateria e a respectiva autonomia.
A versão destinada ao mercado brasileiro tem 220 cv de potência máxima e 30,6 mkgf de torque instantâneo. Isso permite aceleração de zero a 100 km/h em 7,4 segundos e velocidade máxima de 160 km/h. O torque máximo já surge a míseras 100 rpm —o que é praticamente instantâneo— e assim se mantém até 4.700 rpm. A bateria aplicada nele é de 60 kWh, sendo um projeto novo da LG. Tem peso de 395 kg e utiliza na sua parte química o NMC (níquel, manganês, cobalto), nesse caso com mais níquel e menos cobalto, o que favorece a maior densidade energética.
O pack de baterias é composto de 12 módulos de 24 células cada, distribuídos em duas camadas, com garantia de oito anos ou 160.000 km. Durante este período, a Renault garante a substituição gratuitamente em caso de deterioração que atinja nível inferior a 70% da capacidade. A Renault declara a autonomia de 495 km na cidade e 436 km na estrada (norma SAE J1634). Com a correção determinada Inmetro (de 30% a menos), esses números ficam em 346 e 305 km, respectivamente. O consumo de energia médio é de 6,2 km/kW (norma WLTP)
Há várias opções de recarga. Estas opções incluem 130 kW em carregadores rápidos mais encontrados em rodovias e 22 kW em sistema trifásico, mais comum nas cidades. Segundo a marca, é possível carregar de 15% até 80% em 130 kW (DC) em apenas 36 minutos, e usando um Wallbox de 22 kW, cerca de 1,50 hs. O Megane E-Tech elétrico traz como item de série o cabo Tipo 3 para recarga em terminais públicos ou particulares. Para recarregar em casa, numa tomada nornal, é oferecido como acessório o cabo “Flexicharger”.
O Megane E-Tech mede 4,21 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura, com distância entre-eixos de 2,68 metros. O porta-malas, além tem capacidade de 440 litros e a abertura da sua tampa é elétrica. No total, o Megane elétrico pesa 1.680 kg.
A lista de equipamentos e recursos é longa (veja abaixo). O Megane E-Tech elétrico está disponível em três cores: cinza Rafale, cinza Schiste e azul Nocturne sempre com a pintura em dois tons, com o teto em preto Étoilé.
CONTEÚDO DO RENAULT MEGANE E-TECH |
Defletor de teto |
Luzes de rodagem diurna (DRL) com nova identidade visual |
Luzes indicadoras de direção dinâmicas (sequenciais) |
Luzes traseiras de LED com efeito 3D |
Maçanetas externas ocultas e rebatíveis automaticamente |
Painéis de porta com acabamento em Alcantara |
Retrovisores com iluminação com logo Renault |
Rodas de liga de alumínio de 18 modelo Oston |
Alerta de desembarque seguro dos ocupantes |
Alerta e assistente de permanência em faixa com aviso para ultrapassagens |
Alerta e frenagem automática se houver tráfego transversal atrás |
Alerta e intervenção de ponto-cego |
Alertas de colisão frontal e de distância segura |
Assistente de partida em aclives |
Airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um entre os bancos dianteiros) |
Cruise control adaptativo com parada automática caso o carro à frente freie |
Controles de estabilidade e tração |
Detector de fadiga do motorista |
Direção eletroassistida |
Suportes Isofix para três cadeirinhas infantis com pontos de fixação superior |
Faróis LED dinâmicos e adaptativos |
Farol alto inteligente com função neblina |
Freio de estacionamento elétrico |
Frenagem automática de emergência (inclusive pedestres e ciclistas) |
Kit de reparo dos pneus com compressor portátil |
Luzes de neblina traseiras de LED |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Modos de condução Eco, Sport, Comfort e Perso (personalizável) |
QR Code para auxílio em emergências |
Reconhecimentos de placas de velocidade com alerta de ultrapassagem do limite |
Regulagem automática de altura dos faróis |
Retrovisor interno por câmera ou por espelho convencional |
Retrovisores com indicador de direção |
Retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático e aquecimento |
Sensores crepuscular e de chuva |
Sensores de estacionamento traseiro, dianteiro e laterais com câmera de ré traseira |
Teto e retrovisores na cor preto Étoile |
Travamento automático das portas ao atingir 6 km/h |
Aviso sonoro para pedestres (carro elétrico é silencioso!) |
Cabo tipo 2 Modo 3 |
Compatibilidade carregamento AC até 22 kW e DC 130 kW |
Frenagem regenerativa com quatro intensidades de regeneração acionadas por “borboletas” junto ao volante |
Função eco-coaching |
Multimídia com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay |
Quadro de instrumentos “OpenR” digital de 12,3″ |
Seis alto-falantes Arkamys Auditorium |
Ajuste da altura dos cintos de segurança dianteiros |
Abertura elétrica da tampa do porta porta-malas |
Ar-condicionado bizone com saída de ar para a traseira |
Apoio de pé junto aos pedais |
Porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros |
Carregador de celular por indução |
Chave presencial do tipo cartão |
Encostos dos bancos traseiros rebatíveis 70/30 |
Iluminação personalizável no interior |
Quatro tomadas USB-C |
Volante e retrovisores com aquecimento |