RENAULT QUER CONQUISTAR O TERCEIRO MUNDO
A Renault-Nissan está investindo pesado nos mercados emergentes (leia-se Terceiro Mundo) e, atualmente, 30% das vendas totais do grupo já vêm do Brasil, Rússia, Índia e da China. No último dia 15 de julho, a Nissan anunciou o seu novo GOGO, da renascida marca Datsun, que será colocado à venda pela primeiro na Índia e, mais tarde, na Rússia, Indonésia e África do Sul. A Renault-Nissan também irá utilizar os seus veículos criados a partir da nova plataforma Common Module Family para lançar mais carros nos mercados emergentes, incluindo na Índia, em 2015.
Na Rússia, a Renault-Nissan espera alcançar quota de mercado de 40% até 2016, contra os atuais 32%, com a ajuda da AvtoVAZ, da qual se tornou proprietária.
A plataforma CMF é feita a partir de cinco plataformas modulares que podem ser combinadas para criar vários modelos: compartimento do motor, habitáculo, parte inferior dianteira, parte inferior traseira e arquitetura elétrica. A Renault e a Nissan serão capazes de criar os seus próprios módulos que podem ser combinados entre si para criar novos modelos.
A Renault-Nissan sente que estes mercados emergentes estão totalmente disponíveis para conquistar novos compradores. Na Rússia, menos de 300 pessoas em cada 1000 tem carro próprio, enquanto a média na Europa Ocidental é de 500 carros a cada 1000 habitantes.
“Estamos inovando com a CMF-A para cumprir e superar os altos padrões de exigência dos consumidores nas economias que mais crescem no mundo, em especial as pessoas que compram um carro novo pela primeira vez. Esses consumidores influentes não querem um carro sem conteúdo, originalmente destinados a consumidores nos mercados já estabelecidos. Pretendem e merecem um carro que é moderno, robusto e elegante, com preço que representa um avanço em termos de custo para um veículo tão atrativo”, explicou o CEO da Renault-Nissan, Carlos Ghosn.