Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

SALVO: NISSAN VAI RESTAURAR CARRO DE RALLY

Compartilhe!

110304_23_21-670x280

Poucos automóveis verdadeiramente esportivos na história tem no currículo o fato de terem sido vencedores em provas de circuito fechado e também em ralis. Um desses carros é o Nissan Fairlady Z, que serviu de base para um famoso ganhador de ralis, o Z Safari Rally. Foi no evento Nissan 360, que ocorreu recentemente na Califórnia –com a participação de AUTO&TÉCNICA- que o Clube de Restaurações da Nissan decidiu recuperar o Fairlady Z Safari Rally, devolvendo a ele suas condições de corrida originais.

Desde a sua criação em 2006, o Clube -constituído por voluntários da empresa que tem a paixão de ver os automóveis históricos de competição novamente em funcionamento- especializou-se em ressuscitar automóveis da Nissan com importância esportiva.

Uma vantagem adicional para os membros do Clube, que já tem mais de 60 colaboradores, é a experiência que recebem ao conhecer e estudar a tecnologia que existia naquela época à disposição das competições. Os projetos anteriores do clube incluíram a recuperação de vários carros, entre eles o Skyline de 1964; os Datsun 210 “Fuji” e “Sakura”, que venceram o Mobilgas Trial de 1958 na Austrália, e o veículo elétrico Tama de 1947, o primeiro da história da Nissan.

110305_23_21-790x373

Este ano, o Clube direcionou a sua atenção numa versão especial do Fairlady Z (o mesmo Datsun 240Z), o Safari Rally. Esse carro venceu dois campeonatos do “East African Safari Rally” em 1971 e 1973. Surgiu como herdeiro do Bluebird (Datsun 510) de rali, que colocou a Nissan em evidência na modalidade, o Z Safari Rally teve carreira tão curta quanto meteórica, com os 1.º e 2.º lugares na prova de 1971.

A unidade que vai ser restaurada é a vencedora do 19.º Safari Rally, de 1971, conduzido por Edgar Hermann e Hans Schuller. O Z Safari Rally tem carroceria cupê fastback fechada e motor de seis cilindros em linha com comando de válvulas no cabeçote (código L24) e cilindrada de 2.393 cm3, capaz de gerar 215cv.

O carro faz parte da coleção Nissan Heritage, em exposição no museu da marca no Japão. A finalização da recuperação do Z Safari Rally está agendada para dezembro de 2013.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español