Classic Cars

Seis curiosidades sobre a Volvo

Compartilhe!

A empresa sueca Volvo comemorou 95 anos em 2022. No que se refere à imagem desta fabricante nórdica –fundada por Assar Gabrielsson (economista) e Gustav Larson (engenheiro) e que desde 2010 pertence à chinesa Geely– é perfeitamente justo garantir que está ligada a décadas de automóveis seguros e racionais. Este construtor tem diversas histórias interessantes. Listamos, abaixo, seis fatos pouco conhecidos relacionados com a última marca de automóveis sueca ainda em atividade.

da Redação

1. A primeira fábrica de carros estrangeiros na América do Norte

1-7818

Foi a primeira operação da Volvo fora da Suécia e a segunda marca não local a produzir na América do Norte; antes houve uma pequena produção de Rolls-Royce nos Estados Unidos. A Volvo produziu automóveis em Halifax, no Canadá, de 1963 até o final de 1998, quando optou por não permanecer em solo canadense, uma vez que as suas instalações já não eram consideradas viáveis para produzir naquele país, comparativamente com as fábricas maiores que se encontravam no Velho Continente, e o volume de produção muito baixo.

2. Agradeça à Volvo pelos câmbios CVT (mesmo que a marca sueca não os use)

2-7818

Embora o pesado investimento da Volvo tenha ajudado a tornar os câmbios CVT (continuamente variável) acessíveis, a relação da marca sueca essas transmissões, foi, diríamos, muito breve, e nos dias de hoje não são aplicadas em carros da empresa.

3. As fabricantes suecos eram “amigas”

3-7818

A Volvo está intimamente ligada a um concorrente de longa data: a Saab. Tal rivalidade não se pautava por animosidade e concorrência pesada. Aliás, a divisão aeroespacial da Volvo construiu motores para os jatos militares da Saab.

4. Volvo P1800, o devorador de quilômetros

volvop1800_9

O famoso Volvo P1800s de 1966, que pertence a Irv Gordon, já rodou mais de 5.100.000 km com o motor e a caixa de câmbio originais, constando o feito do livro de recordes da Guinness.

5. Inovação importante para a segurança das crianças

5-7818

Um item que talvez não associe à marca é a invenção da cadeirinha para crianças voltada para trás. Com inspiração nos assentos virados para trás usados pelos astronautas, a Volvo projetou, em 1967, o primeiro assento destinado a manter as crianças seguras em caso de acidente. Esta é a forma correta de transportar crianças no interior dos veículos.

6. Sim, existiu o Volvo brasileiro

Tivemos um Volvo produzido no Brasil. Trata-se da station wagon Volvo modelo PV445, cuja carroceria era feita pela Carbrasa (Carrocerias Brasileiras S.A.), e vendido pela Volvo do Brasil Ltda entre 1957 e 1958. São raríssimas.


Compartilhe!
1720917584