NOVO GALLARDO VAI A FRANKFURT
A marcas coirmãs Audi e Lamborghini não têm mantido muito segredo sobre o desenvolvimento de uma nova geração para a plataforma dos modelo R8 e Gallardo que deverão chegar no próximo ano. O protótipo do sucessor do Gallardo estreia no Salão Automóvel de Frankfurt, em setembro. As vendas começam em 2014.
Rumores sobre o novo carro indicam que o mesmo irá utilizar uma estrutura espacial de alumínio e fibra de carbono, em vez de alumínio. Vai ser um pouco mais longo, com uma maior distância entre eixos do que o atual Gallardo, mas a largura vai manter-se praticamente inalterada. A distância entre eixos maior vai significar mais espaço interno.
A decisão de utilizar uma nova carroceria em alumínio e carbono deve-se ao fato da plataforma ser planejada partindo do princípio que também vai ser utilizada para o R8. Isso significa que os modelos podem compartilhar muitos componentes, mas pode ser mais facilmente alterado entre os dois carros. O Lamborghini pode ser mais comprido do que o R8, mas ainda assim podendo compartilhar todos os componentes mecânicos. A plataforma também é mais leve do que a atual.
O sucessor Gallardo vai receber uma carroceria de plástico reforçado de fibra de carbono reforçada com alguns painéis de alumínio. O objetivo é que o carro tenha um peso menor do que os atuais 1500 kg. A potência deverá vir de uma versão atualizada do motor V10 5.2 para cumprir com os regulamentos de emissões EU6. O modelo estará disponível com uma caixa manual de seis velocidades ou uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades da Audi. As primeiras versões serão todas de tração integral, mas as versões de tração traseira serão lançadas posteriormente.
JFF