Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

SUV: Audi e-tron mostra a força da tecnologia (com vídeos)

Compartilhe!

 A Audi apresentou o seu primeiro SUV totalmente elétrico que promete disputar uma acirrada batalha com o Mercedes-Benz EQC, Tesla Model X e o Jaguar I-Pace no segmento dos elétricos Premium: o novo Audi e-tron. A marca alemã mostrou um SUV de cinco lugares com dois motores elétricos (um por eixo), que permitem potência total de 300 kW/408 CV e e 400 km de autonomia.

O novo Audi e-tron não será o mais rápido do seu segmento: os dois motores permitem potência total de 265 kW, o que garante aceleração de zero a 100 km/h em 5,7 segundos, enquanto o Tesla Model X, na versão de entrada, consegue 5,2s e o Jaguar I-Pace em 4,8s. Mas o novo SUV elétrico da Audi terá um um modo “boost” que permitirá potência total de 300 kW (408 CV). A velocidade máxima é de 220 km/h.

O conjunto de baterias, que pesa 700 quilos, está colocado por baixo da cabine, ocupando 2,28 metros de comprimento, 1,63 m de largura e 34 cm de altura. Compreende um total de 36 módulos (cada módulo conta com 12 células), cada módulo dos quais acomodado num compartimento de alumínio (mais ou menos o tamanho de uma caixa de sapatos).

 
lg

A bateria, que pode receber carregamentos rápidos de 150 kW, opera com uma voltagem nominal de 396 volts, armazenando 95 kWh de energia. No entanto, o novo Audi e-tron também pode ser carregado com corrente alternada até 11 kW (para chegar a 80% da carga são necessárias 8,30 horas).

Os tradicionais espelhos retrovisores externos poderão ser preteridos pelos clientes por câmeras de vídeo que projetam as imagens para as telas no interior do modelo. A tela é touchscreen e se ajusta automaticamente à luminosidade exterior. Os espelhos virtuais com piscas incorporado são opcionais que permitem melhorar a aerodinâmica do SUV (medem 20 cm a menos que os espelhos convencionais), permitindo ganho na autonomia de 2,5 km.

O novo Audi e-tron estreará no mercado numa edição limitada de 2600 unidades – a Edition One – por 80 mil Euro (preço na Alemanha), equivalente a R$ 388 mil.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *