Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

TECNOLOGIA: COM O CARPLAY, APPLE CHEGA AOS AUTOMÓVEIS

Compartilhe!

KJE3RYFC

Uma das novidades tecnológicas mais aguardadas dos últimos tempos foi apresentada no recente Salão de Genebra. É o sistema CarPlay da Apple. Não que seja uma grande revolução, mas porque permite uma nova experiência na utilização do sistema iOS também nos carros. Está previsto que o sistema da Apple seja usado rapidamente na BMW, Chevrolet, Ford, Kia, Land Rover, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot, Citroen, Subaru, Suzuki, Toyota e Volvo. AUTO&TÉCNICA apresenta alguns detalhes que têm sido revelados pela Apple nos últimos dias.

 1. Não se pode usar o Google Maps

Não se pode utilizar todas as aplicações para iPhone, só aquelas que a Apple autorizar. Então não vai ser possível usar o Google Maps, que muitos já usam como sistema de navegação no smartphone. Os mapas da Apple, apesar de oferecerem também serviço de navegação e ter, pelo menos em teoria, a mesma funcionalidade, estão longe de garantir a mesma qualidade que o serviço da Google, em todos os aspectos.

2. Não pode ser instalado num carro que não tenha o sistema de série

Não será possível instalar o sistema no carro produzido sem ele. Pelo menos até agora a Apple não parece disposta a vendê-lo em separado para que se possa instalar em regime de pós-venda, uma vez que isso implicaria adaptações de vários controles e comandos. Este detalhe a Apple ainda não confirmou oficialmente, mas com certeza algumas empresas especializadas encontrarão maneiras de fazer este tipo de adaptação, mesmo que não fique com 100% das funcionalidades.

 3. Será personalizado para cada carro, mas terá duas interfaces

De um lado existe a interface do CarPlay e, de outro, os menus do próprio sistema do carro, que são totalmente diferentes. É possível ver isso, por exemplo, no Ferrari FF, que vai ter este sistema. No fundo, o Car Play é como se fosse um aplicativo que se abre no sistema do carro e que dá acesso a todas os aplicativos do ambiente Apple. Ou seja, a Apple não desenha interfaces para os carros, mas faz uma adaptação do seu sistema para que funcione com os modelos com os quais há um acordo de parceria.

4. As chamadas e as mensagens são por voz

Não se trata de copiar a tela do iPhone numa outra, maior, mas criar uma nova experiência. Assim que se ativa o botão das chamadas telefônicas ou das mensagens, surge o assistente de voz para ajudar a escolher o destinatário da chamada, como para “escrever” e enviar a mensagem.

5. Pode utilizar-se com iPhone 5, 5S e 5C, mas não com iPad

Por enquanto o sistema pode ser utizado apenas com os iPhone 5, 5S e 5C, os três únicos modelos que suportam a utilização do CarPlay, já que utilizam o novo sistema Lightning da Apple. Apesar do iPad também utilizar, a Apple anunciou que, pelo menos de início, não será possível fazer uso do tablet com o CarPlay.

6. É uma experiência tipica Apple: fácil e intuitiva, mas fechada

O grande trunfo do CarPlay é o fato de ser um sistema muito intuitivo de utilizar, tal como acontece com todos os aparelhos da Apple. Mas o ponto fraco é que fica limitado ais aplicativos e funções que a Apple definir, uma vez que é um sistema fechado, ao contrário do Android. A exceção à utilização dos aplicativos Apple é o Spotify, que está disponível para o CarPlay.

7. Por enquanto o iPhone só se liga por cabo

Num momento em que praticamente todas as marcas já oferecem sistemas de abertura das portas e ignição sem chave, e que tudo se conecta sem cabos, o iPhone, nesta primeira fase, vai ligar-se ao carro por meio de cabo, até porque isso permite evitar que a bateria descarregue mais rápido. A versão Wi-Fi vai chegar mais para a frente.

 8. As aplicações vão atualizar-se automaticamente

Se temos um aplicativo no telefone que suporte o CarPlay, como o Spotify, vai ser exibido automaticamente no carro. Ou seja, não teremos que instalar aplicativos no sistema multimídia do carro, só no smartphone.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español