Classic Cars

Você conhece a história do oval azul da Ford?

Compartilhe!

O logotipo oval azul da Ford é um dos símbolos mais conhecidos em todo o mundo, não só no mundo do automóvel, mas também entre as marcas internacionais. Como a Coca Cola, Marlboro ou Shell. Mas nem sempre foi assim. O clássico emblema da Ford remonta aos primeiros anos da marca americana, quando C. Harold Willis, engenheiro assistente de Henry Ford, desenvolveu uma versão estilizada das palavras “Ford Motor Company”.

por Marcos Cesar Silva

O primeiro logotipo usado pela Ford foi criado em 1903 e trazia referência à cidade de Detroit, Michigan, o local onde a Ford nasceu. E considerando a época, estava em total sintonia com o estilo e arte da época. Mas apesar de sua beleza, você não vai encontrar esse símbolo em nenhum modelo da Ford, pois ele foi usado basicamente na comunicação corporativa da empresa, o famoso “papel timbrado”.

Ford Motor Co. logótipo 1903
Este foi o primeiro logotipo da Ford, usado em comunicações corporativas e papelada interna.

Nos anos seguintes, até 1906, a Ford experimentou outras soluções, evoluindo para um símbolo manuscrito, que muitos chegaram a pensar ser a assinatura do próprio Henry Ford, o fundador. Nesse caso, destacavam-se as letras “F” e “D” alongadas, conhecidas como script with wings. Este logotipo acabou sendo usado em todos os modelos da Ford até ao final de 1910, e serviu também para registrar a marca “Ford” no sistema de patentes dos Estados Unidos, em 1909.

Ford Logo 1909-1911
Lançado em 1909, este logo da Ford caracterizava-se por contar com um tipo de letra manuscrito, destacando-se os alongamentos das letras “F” e “D”.

Foi este logo, que parecia manuscrito, que serviu de base para o primeiro símbolo oval da Ford, que foi exibido pela primeira vez em 1907, mas só introduzido em 1911.

A inscrição “Ford” dentro do famoso oval azul não é uma reprodução da assinatura de Henry Ford, ainda que essa tenha sido a inspiração para a escolha do tipo de fonte a ser usada.

O primeira oval, além da inscrição “Ford”, era acompanhada pela frase “The Famous Motor Cars” (“Os Famosos Carros a Motor”), distribuída pela parte superior e inferior da oval, e que servia como uma espécie de selo de qualidade e confiabilidade dos modelos da marca sediada em Detroit. Mais tarde seria, a frase foi retirada, ficando apenas a inscrição “Ford” no interior do oval.

Logótipo Ford 1911
A primeira derivação do logo da Ford com o formato oval que ainda é usado atualmente.

Este logo acabou sendo usado em todos os veículos Ford e em todas as comunicações institucionais até ao final da década de 1920, tendo sido apenas substituído durante um curto período de tempo, por um logo de desenho diferente, um triângulo com alado (inspirado nas asas de um pássaro). Era uma escolha que simbolizava “velocidade, leveza, graça e estabilidade” e trazia adicionada a inscrição “The Universal Car”. Henry Ford não gostou desse símbolo e o descartou rapidamente.

Logótipo Ford 1917 triângulo
Esta versão do logo da Ford, inspiradas nas asas de um pássaro, acabou não agradando Henry Ford.

Descartado o emblema do pássaro, a Ford deu um passo atrás e regressou às origens, recuperando o símbolo oval. Entre 1917 e 1927 o logo tinha letras pretas sobre um fundo cinzento. A partir de 1927 recebia a cor azul pela qual iria ficar universalmente conhecido.

O oval do logótipo da Ford destaca-se pela elegância e pela confiança que inspira no consumidor. Já o azul representa perfeição e força, enquanto o branco representa pureza e nobreza. segundo a marca.

O Model A foi o primeiro veículo a exibir o logo oval azul da Ford no radiador, e até ao final da década de 1950, quase todos os modelos da fabricante norte-americana ostentaram esse emblema.

Ford Model A
Ford Model A : o primeiro Ford a exibir o famoso oval azul na dianteira.

Só na década de 1970 a Ford efetuou pequenas modificações ao seu logo, mudando ligeiramente a cor (sem nunca sair do azul) e o oval ganhou um contorno cromado. Contudo, chegaram a ser testadas cores alternativas, como branco, vermelho ou preto, no início dos anos 1960.

O icônico oval azul permaneceu sem alterações significativas até 2003, ano em que o logo foi modernizado para assinalar o centésimo aniversário da Ford Motor Company, sempre sem perder o tipo de letra manuscrito que fez dele um dos símbolos mais reconhecidos em todo o planeta.

Logótipo atual Ford
O logo atual da Ford continua preservando a forma oval e o fundo azul, mas em 2003 foi ligeiramente modernizado para realçar o centenário da marca.

Apesar do primeiro esboço ter mais de 100 anos e de ter sido exibido em quase todos os veículos fabricados pela Ford, a verdade é que existem alguns modelos da marca que nunca usaram o famoso símbolo do oval azul, e tiveram a honra de ter um símbolo próprio.

Ford Mustang – O Ford Mustang é um exemplo disso. Lançado em 1964 e rapidamente classificado como pony car —diferenciando-se dos maiores muscle cars —, o nome Mustang está associado aos cavalos selvagens encontrados nos Estados Unidos, mas ainda alguns teimam que também seja associado ao P51 Mustang, o avião-caça da Segunda Guerra Mundial.

Mas o símbolo do cavalo correndo, livre e selvagem, parece dar força à teoria de que o nome foi mesmo inspirado nos cavalos, até porque naquela altura, o gestor de estudos de mercados da Ford —e uma das pessoas que participou da escolha do nome— era Robert J. Eggert, que também era criador de cavalos. O fato do símbolo do carro ser um cavalo liquida a tese do avião…

Certo é que o Mustang nunca usou o famoso logo da oval azul da Ford, tendo sempre exibido um cavalo correndo. Algo que acontece ainda hoje, até mesmo no Mustang Mach-E, o SUV 100% elétrico, que herda do pony car apenas o nome e o símbolo.

Ford Bronco – Também o Ford Bronco — considerado por muitos como o “Mustang do fora de estrada” (um óbvio exagero)—, lançado originalmente em 1965, nem sempre ostentou a oval azul. Nas duas primeiras gerações, o Bronco apenas usava a inscrição “Ford”, mas com um tipo de letra diferente e com os caracteres afastados entre si. Só na terceira geração adotou a oval azul.

Ford Bronco 2021
Ford Bronco 2021

Na nova geração (a sexta), o Bronco passou a exibir a inscrição “Bronco” na dianteira, em grandes dimensões, além da Ford ter redesenhado o símbolo do cavalo que o acompanhou ao longo da sua história. Este é diferente do usado pelo Mustang, não estando correndo, mas sim saltando para um coice.

Ford Raptor – As versões Raptor das picapes Ranger e F-150 também não usam o logo oval azul. Em vez disso exibem na grade dianteira a imponente inscrição “Ford” de grandes dimensões (com tipo de letra diferente, linear), para ressaltar sua presença nas ruas e para que seja possível distinguir estas versões mais radicais das restantes.


Compartilhe!
1716054006