Volkswagen vai mostrar a sexta geração do Polo
A Volkswagen produziu o Polo no Brasil entre 2002 e 2014. Mas sua produção continuou na Europa, e a marca vai apresentar a versão final da sexta geração do modelo. O carro cresceu em dimensões, pois utiliza a mesma plataforma modular do Golf. Ainda não confirmada, a estreia pode ser no Salão de Genebra, em março, ou então em Frankfurt, mais no final do ano.
A plataforma MQB A0, a mesma das próximas gerações de Seat Ibiza, Skoda Fabia e Audi A1 e também, em outra versão, do Golf, será a base do novo Polo. A sexta geração do modelo alemão vem substituir o que está no mercado há sete anos, 20 cm maior que o atual e cerca de 70 quilos mais leve; o Polo 1.0 com 70 cv pesará menos de uma tonelada. Não terá versão de duas portas e, caso exista uma versão GTI, será sempre de quatro portas.
No quesito motores, termos unidades de três e quatro cilindros, com cilindradas entre os 1.0 e 1.5 litros, desconhecendo-se se a versão GTI vai estar de volta e com qual motor, o 1.8 ou o menor 1.4 turbo. Acredita-se que, como começou a se notar no segmento, os motores a diesel desapareçam em favor de motores a gasolina e híbridos. Aproveitaria assim a VW para limpar um pouco mais a sua imagem.
Todas as informações disponíveis indicam que não há motores diesel para o Polo, o que seria bom para a VW depois da crise com as emissões nos Estados Unidos. Além desta novidade, o Polo estará equipado com motor híbrida e tecnologias que habitualmente só existe no segmento acima, como amortecedores ativos, por exemplo. Mas também conta com conectividade, avançada, e até a possibilidade de contar com a versão da VW do Virtual Cockpit utilizado pela Audi. Menos provável será a inclusão de um sistema de comando por gestos.
O estilo do Polo tentará dar ao pequeno Volkswagen presença mais destacada nas ruas, com um certo visual de crossover, apreciado nos dias de hoje. Veremos se os desenhos que circulam pela internet, de autoria da AutoMoto, se concretizam.