Slide

O Salão do Automóvel. E também das rodas…

Compartilhe!

Direto do Salão do Automóvel, muitos exemplos de rodas automotivas, que equipam carros históricos de Fórmula 1, modelos de produção, carros antigos, concept cars e até carros de cinema. Bons exemplos de criatividade, segurança e de soluções que melhoram o desempenho dos carros.

IMG_0753 (640x640)

Os povos primitivos eram nômades e tinham a necessidade de mudar de região com frequência, pela simples necessidade de sobrevivência. Por isso, tinham a necessidade de movimentar os seus poucos pertences de uma área para outra, e isso com certeza forçou a invenção da roda.

O registro mais antigo que se tem do uso da roda em algum tipo de veículos está gravado numa placa de argila encontrada na Suméria, datada do ano 3500 AC. Nela podemos ver o desenho de uma carroça que, segundo os historiadores, seria um carro fúnebre construído com uma tábua central e duas tábuas arredondadas presas uma de cada lado. Mais tarde, por volta do ano 2000 AC, os sumérios colocaram raios no lugar da estrutura maciça.

A roda terá sido a mais importante invenção da história da humanidade, e surgiu da necessidade de se conseguir movimentar pesos que estavam além da capacidade humana. Antes disso, eram usados animais domesticados que, devido à sua maior resistência e força, permitiam a movimentação de determinadas cargas, mas existiam limites físicos que nem os animais de maior porte conseguiam superar. Os egípcios usavam troncos de árvores como cilindros para poder movimentar cargas de pesos muito elevados, o que deu origem à técnica do eixo fixo com discos de madeira maciços nas extremidades.

Mesmo considerada como o maior invento de todos os tempos, a verdade é que hoje em dia a sua importância é pouco lembrada. No entanto, se imaginarmos que ela é o princípio básico de todos os dispositivos mecânicos, a coisa muda de figura. Quatro das principais fontes de energia têm por base a roda: a eletricidade, o vento, a água e a força animal. A verdade é, que sem a invenção da roda, a humanidade não teria chegado muito longe.

Neste preciso momento estão bilhões de rodas, de diversos tamanhos e com diversas funções, fazendo a sociedade funcionar, mantendo nossa vida mais fácil por meio de seu simples movimento. No Salão do Automóvel encontramos exemplos do que há de mais atual em termos de rodas de automóveis, e mesmo rodas de carros de competição -novos e antigos-, modelos pintados e polidos e até futuristas. Confira:


Compartilhe!
1714332399