A^3 Project Vahana: Airbus quer apresentar “carro-voador” em um ano
Nada de carros elétricos, híbridos ou autônomos. O caminho poderá ser outro, quase ficção científica. Você que, quando criança, assistia aos desenhos dos Jetsons e ficava fascinado com carros voadores, pode voltar a pensar no assunto. A Airbus, empresa fabricante de aviões comerciais deverá apresentar o conceito do A^3 Project Vahana na edição do próximo ano do Consumer Electronics Show, em Las Vegas.
A Airbus juntou-se ao grupo de empresas que quer desenvolver carros voadores, e já tem um calendário definido para mostrar os desenvolvimentos do projeto. De acordo com a imprensa européia, a fabricante de aviões comerciais pretende apresentar um protótipo do projeto que batizou de A^3 Project Vahana ainda este ano, para depois o exibir ao grande público dentro de exatamente um ano, no CES, em Las Vegas. O chefão da Airbus, Tom Enders, descreve o projeto como a plataforma de um veículo voador pilotado para transporte individual de passageiros e carga.
Na verdade não é um “carro voador” e sim uma pequena aeronave individual e de baixa velocidade. O modelo deverá ser elétrico e irá operar num sistema similar ao que é utilizado pelos aplicativos de “car sharing”, ou seja, com o uso de um aplicativo para smartphones para marcar a sua utilização.
O principal obstáculo desta tecnologia prende-se com a falta de capacidade para dividir com outros usuários o espaço aéreo, o que será um dos principais desafios a resolver o mais cedo possível. Depois disso, virá uma longa disputa com as legislações de cada pais. Mas é um avanço.