Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Acredite. O líder de vendas na Europa é um… Tesla!

Compartilhe!

Pela primeira vez, um carro elétrico assume a liderança geral de vendas no mercado europeu.

O Tesla Model 3 tornou-se o primeiro veículo elétrico a liderar as vendas mensais de carros novos na Europa, deixando para trás marcas como o Renault, Volkswagen, Peugeot e Fiat, e modelos como Clio, 500 e Golf. Os dados de vendas apurados pela empresa de pesquisa Jato Dynamics e divulgados pela pela Bloomberg mostram que a Tesla tem vantagem considerável sobre os seus rivais, vendendo 24.591 Modelo 3 em setembro em comparação com as 18.264 vendas do Renault Clio, que aparece em segundo lugar.

Tesla Model 3 2021: retoque, novos itens e autonomia de 580 km pelo mesmo  preço

por Marcos Cesar Silva

Setembro foi um mês inesquecível para a Tesla, com a empresa impulsionando fortemente as vendas no final do trimestre. Assim, só as vendas de setembro deste ano representaram 74% do volume total da Tesla no terceiro trimestre.

Isto deveu-se ao sucesso combinado do Modelo 3 e do Modelo Y, que garantiu uma participação de mercado como líder de 24% nas vendas de veículos elétricos, à frente dos rivais Volkswagen com 22% e Stellantis com 13%.

Os dados de vendas gerais sugerem que o mercado automotivo está patinando, lento, mas seguramente mudando de motores de combustão para veículos elétricos, impulsionado em grande parte por vários subsídios para reduzir o preço de EVs e carros híbridos e vans, mais o alto preço dos derivados de petróleo.

De acordo com a Bloomberg, as vendas de veículos elétricos e híbridos representaram 23% do total de novas vendas em setembro, quase o dobro da percentagem do mercado em 2020.

No entanto, a escassez global de chips significa que as vendas de carros novos caíram em geral, com o mercado da Europa registrando quebra de 25% com relação ao ano anterior, com vendas totais em setembro de 2021 de 964.800 veículos.

“Os revendedores continuam registrando problemas com a disponibilidade de carros novos, devido à falta de chips no mercado”, disse o analista da Jato, Felipe Muñoz. “Como resultado, não querendo esperar mais de um ano por um carro novo, muitos consumidores se voltaram para o mercado de carros usados”, acrescenta.

Tesla Model 3 é o carro mais vendido da Europa; é a primeira vez que um

Confira o TOP 10 dos carros mais vendidos na Europa:

1 Tesla Model 3

2 Renault Clio

3 Dacia Sandero

4 Volkswagen Golf

5 Fiat 500

6 Vauxhall/Opel Corsa

7 Peugeot 2008

8 Hyundai Tucson

9 Peugeot 208

10 Renault Captur


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español