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Ame-o ou deixe-o: Land Rover Defender reencarna todo atualizado

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O Land Rover Defender, modelo mais celebrado da marca inglesa, reencarnou e voltou ao mercado no Salão de Frankfurt, trazendo projeto atualizado e conveniências que o modelo original nunca imaginou ter. A polêmica foi grande entre os puristas admiradores da marca, que torceram o nariz para o jipe, mas evoluir é preciso, mesmo em modelos icônicos. Resumindo, do antigo só restou o nome.

O jipe de duas ou quatro portas lembra de leve o Defender clássico, que saiu de linha em 2016 depois de décadas em produção. A versão mais curta é chamada de 90 e a maior de 110, como antigamente. Há opção de dois lugares extras, totalizando de sete, no caso do 110. O lançamento para o Brasil acontecerá em 2020, mas nem preços e versões foram divulgados ainda.

O Defender usa carroceria monobloco de alumínio, a mais resistente que a marca já produziu, com suspensões independentes. Entre os recursos do novo 4×4 destaque, claro, para os voltados ao uso no fora de estrada. O sistema “Terrain Response 2”, por exemplo, ajusta vários parâmetros a cada tipo de terreno, podendo também ser configurado pelo motorista. A suspensão usar molas a ar, controle eletrônico de carga e ajuste automático de altura, que eleva o modelo em até 145, cm.

A interessante tecnologia “Clear Sight Ground View” simula o capô transparente, exibindo numa tela central as áreas normalmente escondidas pela carroceria à frente das rodas. Já o sistema multimídia Pivi Pro exige menos interações para tarefas comuns. O GPS com mapa 3D pode ser exibido também no quadro de instrumentos. Pelo sistema “Land Rover’s Remote” é possível controlar a temperatura interna, checar o nível de combustível e outras funções. O modelo tem ainda HUD, com projeção de informações no para-brisa, cruise control com controlador de distância à frente e teto de tecido -opcional- para os passageiros da segunda fila. A “Software Over The Air” tem 14 módulos que permitem receber atualizações à distância, sem a necessidade de ir a uma concessionária para isso.  

A nova linha Defender tem as versões S, SE, HSE, First Edition e X. São quatro opções de motores, duas a diesel e duas a gasolina. O destaque é o sistema P400, híbrido de recarga externa, que combina motores a gasolina (turbo 3.0 litros de seis cilindros) e elétrico, que rendem 400 cv de potência e 57,2 mkgf de torque máximos combinado, ainda não disponível na fase de lançamento. O P300 usa motor turbo 2.0 de 300 cv. As opções a diesel 2.0 litros biturbo tem 200 cv ou 240 cv. A transmissão é automática ZF de oito marchas com reduzida e tração integral.


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