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As rodas de fibra de carbono do novo Ford GT

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A Ford tem no seu novo esportivo GT um dos carros mais tecnológicos da marca, que funciona como uma espécie de vitrine das inovações mais avançadas do setor automotivo. O modelo de produção do GT vai ser equipado com uma nova geração de rodas de fibra de carbono que, além de melhorar as características de dirigibilidade do modelo, dão mais liberdade aos desenhistas para a criação de formas complexas.

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Anteriormente, a engenharia da Ford já havia desenvolvido rodas de fibra de carbono para um veículo de série, no caso o Mustang Shelby GT350R 2015, e agora também é pioneira na aplicação da nova tecnologia de fibra e resina usada no GT. O acabamento em verniz fosco ou brilhante das novas rodas deixa à mostra a textura natural da fibra de carbono, que também combina com a grade dianteira, soleiras e extratores de ar feitos do mesmo material.

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Desenvolvidas em parceria com a Carbon Revolution, as novas rodas trazem várias vantagens sobre as tradicionais de alumínio. Além de diminuir o peso -o que melhora a aceleração e a frenagem- a fibra de carbono reduz a massa não suspensa e a inércia rotacional, beneficiando o funcionamento da suspensão, a qualidade de rodagem e o desempenho dinâmico do veículo. Pelas suas características de leveza e resistência, também oferecem flexibilidade para a criação de desenhos inovadores.

As rodas de fibra de carbono do Ford GT serão oferecidas como item opcional. Têm o tamanho de 8,5 x 20 polegadas na frente e 11,5 x 20 na traseira, com 10 raios e grande rigidez estrutural, eliminando mais de 900 g de massa não suspensa em cada roda, 3,6 kg no total. Comparadas às rodas de liga leve, já muito leves, elas diminuem a inércia em surpreendentes 25%. Outro benefício é a rodagem mais silenciosa e refinada. Diferente das rodas de aço ou alumínio, que podem reverberar ruídos, a fibra de carbono tem composição densa e inerte, que também reduz os ruídos, vibrações e asperezas.

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“Rodas mais leves exigem menos trabalho da suspensão, melhoram o contato os pneus com a pista, a tração e o controle. Cada roda em movimento age também como um giroscópio, por isso quanto mais leve, melhor a dirigibilidade e a dinâmica, requerendo menos energia para acelerar e esterçar”, explica Dave Pericak, diretor global da Ford Performance.

 


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