Caminhão autônomo da Daimler já roda em testes
Enquanto aqui ainda encontramos surrados e fumacentos caminhões FNM pela frente, na Alemanha a situação é muito diferente. A última versão do caminhão autônomo da Daimler, que promete chegar ao mercado em 2025, está rodando em teste nas estradas alemãs, mais um passo em direção à concretização do projeto Future Truck.
Este projeto visa o transporte de cargas por meio de caminhões sem que o motorista esteja ao volante do veículo durante a viagem, prevenindo acidentes causados pelo cansaço e distração.
Atualmente está sendo avaliado com tecnologia semi-autônoma, estes caminhões funcionam com ação humana durante a condução, tendo sido os executivos do conselho administrativo da Daimler os motoristas do primeiro teste em território alemão, na estrada que liga a cidade de Denkendorf e o aeroporto de Stuttgart.
A ideia é que mais do que um sistema completamente autônomo. Estes veículos vão combinar o modo de piloto-automático e a ação humana, sendo o primeiro ativado durante períodos de maior intensidade de tráfego nas viagens monótonas nas estradas.
Além da frenagem automática no modo “Highway Pilot On”, este veículo está ainda equipado com alertas sonoros e visuais caso surjam obstáculos no caminho do motorista e com sistema de comunicação entre veículos permitindo aos caminhoneiros saber quando determinada carga será entregue e partilhar informações sobre as condições da estrada.