Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Caminhão autônomo da Daimler já roda em testes

Compartilhe!

future_truck

Enquanto aqui ainda encontramos surrados e fumacentos caminhões FNM pela frente, na Alemanha a situação é muito diferente. A última versão do caminhão autônomo da Daimler, que promete chegar ao mercado em 2025, está rodando em teste nas estradas alemãs, mais um passo em direção à concretização do projeto Future Truck.

Daimler-Future-Trucks-Autonomous-Trucks-all-Set-for-2025-7

Este projeto visa o transporte de cargas por meio de caminhões sem que o motorista esteja ao volante do veículo durante a viagem, prevenindo acidentes causados pelo cansaço e distração.

Atualmente está sendo avaliado com tecnologia semi-autônoma, estes caminhões funcionam com ação humana durante a condução, tendo sido os executivos do conselho administrativo da Daimler os motoristas do primeiro teste em território alemão, na estrada que liga a cidade de Denkendorf e o aeroporto de Stuttgart.

daimler-future-truck

A ideia é que mais do que um sistema completamente autônomo. Estes veículos vão combinar o modo de piloto-automático e a ação humana, sendo o primeiro ativado durante períodos de maior intensidade de tráfego nas viagens monótonas nas estradas.

Mercedes-Benz Future Truck 2025

Além da frenagem automática no modo “Highway Pilot On”, este veículo está ainda equipado com alertas sonoros e visuais caso surjam obstáculos no caminho do motorista e com sistema de comunicação entre veículos permitindo aos caminhoneiros saber quando determinada carga será entregue e partilhar informações sobre as condições da estrada.

 


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *