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CES 2018, ou como a tecnologia está derrotando o Salão de Detroit

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A CES (Consumer Electronic Show) é cada vez mais o cenário favorito pelos fabricantes de automóveis para apresentarem os seus mais recentes avanços tecnológicos. A rápida transformação pela qual a indústria de automóveis está passando —desde a eletrificação dos carros, aos avanços da condução autônoma e conectividade— colocaram o CES como o evento principal para divulgar as mais recentes novidades tecnológicos das montadoras, já que o impacto da feira em termos de mídia é superior ao do tradicional salão automóvel, inclusive o primeiro do ano, Detroit.

Assim, a CES 2018 é a maior feira tecnológica do mundo, realizando-se anualmente, logo no início do ano, em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos. Nos últimos anos tem sido marcada pela cada vez maior presença de  marcas de automóveis, ameaçando até a viabilidade do Salão de Detroit, que se realiza igualmente no início do ano. A feira de Detroit exibe produtos em franca decadência (os automóveis convencionais), enquanto em Las Vegas o público pode ver o futuro a curto prazo.

 

 

 

A edição de 2018 do CES apenas reforça esta tendência, reunindo um expressivo conjunto de novidades relacionadas com o automóvel, que vão desde novos modelos 100% elétricos, a avanços em HMI (Human Machine Interface, ou interface do usuário) e condução autônoma. Vamos conhecer um pouco disso.

Honda

Começamos com a Honda, com foco nos seus mais recentes avanços na área da robótica. Denominados 3E (“Empower, Experience, Empathy”) Robotics, são quatro os robôs que a marca trouxe do Japão. Focalizados na mobilidade, podemos encontrar um robô “companheiro”, que apresenta diferentes expressões “faciais”; um tipo de cadeira de rodas; um protótipo de mobilidade com capacidade de carga e, por fim, um veículo offroad totalmente autônomo.

Hyundai

A Hyundai apresenta um SUV fuel cell (célula de combustível a hidrogênio), que substituirá o ix35 Fuel Cell. A marca já tinha divulgado imagens e algumas especificações, mas ainda falta saber o nome do novo modelo, que será revelado, finalmente, no CES.

O novo modelo também integrará os mais recentes avanços da marca em condução autônoma, feitos em parceria com a Aurora, empresa especializada no desenvolvimento desse tipo de tecnologia.

Hyundai Fuel Cell SUV

Mas não é tudo. A Hyundai apresenta no CES o primeiro assistente por voz inteligente da indústria automotiva. Vai se chamar “Intelligent Personal Agent” e está sendo desenvolvido em parceria com a empresa SoundHound. Este sistema não se limitará a compreender comandos de voz básicos, ele consegue interpretar frases completas, como por exemplo “eu quero ir para a cidade de Los Angeles, pela via mais rápida”, ou “o que é que eu tenho hoje na agenda?”.

O Intelligent Personal Agent promete não só maior compreensão das ordens dadas, como também antecipará problemas. Avisa, por exemplo, para a possibilidade de atraso para uma reunião agendada ou de um acidente na rota selecionada. É o resultado prático de mais de uma década de desenvolvimento e pesquisa da SoundHound, agora em parceria com a Hyundai.

Primeira imagem do Hyundai Intelligent Personal Agent Cockpit.

Ainda, da Coreia do Sul, a Kia vai levar ao CES 2018 um protótipo que antecipa o futuro Kia Niro 100% elétrico. O protótipo apresentará, igualmente, um novo sistema HMI (Human Machine Interface). O Kia Niro já é comercializado nas suas versões híbrida e híbrida plug in, e só faltava mesmo o elétrico para completar o trio, seguindo os mesmos passos da Hyundai para o Ioniq, com o qual compartilha plataforma e tecnologia.

O novo Mercedes-Benz Classe A, entre diversas novidades, será o primeiro modelo a estrear o MBUX (Mercedes-Benz User Experience). O acrônimo indica o novo sistema de multimídia da marca alemã, do qual se pode ter uma idéia, após a divulgação das imagens do interior da segunda geração do modelo.

Mercedes-Benz Classe A W177

Nissan

A marca japonesa leva até ao CES a tecnologia B2V ou “Brain To Vehicle” (“Cérebro para Veículo”), onde o nosso cérebro é ligado diretamente ao carro. Um conjunto de sensores monitora a atividade do cérebro do motorista que, segundo a Nissan, permitirá aos automóveis antecipar e atuar ações do condutor até 0,5 segundos mais rápido do que o motorista em si.

A Toyota terá no CES 2018, um “laboratório” para testar as tecnologias relativas à condução autônoma. Denominado Platform 3.0, trata-se efetivamente de um Lexus LS 600h L equipado completamente com todo o tipo de sensores e radares.

Toyota Platform 3.0 — Lexus LS 600h

 

O Platform 3.0 traz um LIDAR (Light Detection And Ranging) Luminar 360º, constituído por quatro “scanners” LIDAR de alta resolução, complementado por sensores LIDAR de curto alcance, colocados em posição mais baixa para detectar objetos de menores dimensões. O Platform 3.0 será produzido em pequenos volumes, para efeitos de testes, que se iniciarão ainda este ano no seu Centro de Desenvolvimento de Protótipos, localizado no Michigan.

Os “outros”

As novidades relacionadas com automóveis no CES 2018 não ficam pelos principais construtores. A Byton, startup chinesa liderada por Carsten Breitfeld, ex-diretor da “i” na BMW, antecipa o seu primeiro modelo por meio de um SUV concept elétrico. Mas o destaque estará no interior, onde o painel de instrumentos é uma enorme tela com 1,25 metros de comprimento e 25 centímetros de altura.

A Rinspeed, conhecida pelos seus concepts originais, apresenta o Snap. Trata-se de um veículo elétrico e autônomo, constituído por duas partes: um chassis tipo skate, que integra tudo o que é necessário à sua locomoção, e uma célula habitável intercambiável. Estas duas seções podem separar-se, com a célula habitável podendo servir outras funções quando estacionada.

Rinspeed Snap
O Rinspeed Snap
Fisker Emotion
Fisker Emotion

 

No total, 535 empresas relacionadas com automóveis ou tecnologia automotiva marcam presença no CES 2018, que vai até o dia 12 de janeiro.


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