Novo Ford KA: preços, versões e fotos
A Ford apresentou o Novo Ka e o Novo Ka+, modelos hatch e sedã, respectivamente, de sua linha global, equipados com os motores 1.0 TiVCT 12V Flex e 1.5 16V Flex. Os dois veículos foram mostrados simultaneamente na região de Trancoso, na Bahia, em um evento para a imprensa.
A proposta da nova linha é oferecer a melhor relação custo/benefício possível e o maior valor agregado ao consumidor, com equipamentos inéditos na categoria, preço competitivo, projeto totalmente novo e nível de qualidade global. Seu objetivo é disputar a liderança do segmento de compactos hatch 1.0 e atingir o maior volume da história da Ford no segmento dos sedãs.
“O Novo Ka e o Novo Ka+ são o futuro dos compactos. Eles completam a renovação da linha Ford no Brasil, que passa a ser 100% formada por produtos globais. Mais que isso, chegam com a missão de colocar a marca em um novo patamar no mercado, trazendo para o segmento de maior volume de vendas os conceitos que estão comandando o crescimento da Ford no mundo”, disse Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul.
Além do desenho atraente, inteligente e funcional, a linha oferece um bom conjunto de atributos. É líder em economia e desempenho, tem interior espaçoso e com vários compartimentos, dinâmica veicular refinada e com direção elétrica, ar-condicionado, conectividade com opção de comando por voz e sistemas avançados de segurança passiva e ativa.
BEM EQUIPADO
Os dois modelos já vêm equipados de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, rádio MyConnection Gen.3 com MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC). Têm três anos de garantia e preço interessante: custa a partir de R$ 35.390 no hatch e R$ 37.890 no sedã.
Além disso, oferecem opcionais exclusivos no segmento, como controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas (HLA) e sistema de conectividade SYNC Media System com comando de voz e dois recursos pioneiros no Brasil: a Assistência de Emergência e o sistema AppLink para acesso a aplicativos do celular.
“Os novos Ka e o Ka+ (que na verdade do Ka só tem o nome e o emblema Ford) são carros atuais em todos os aspectos. Eles são resultado de um projeto de engenharia avançado, criado para ser o melhor da categoria e surpreender o consumidor em todos os sentidos”, afirmou Jorge Chear, diretor de Vendas e Marketing da Ford. “Eles trazem tudo o que o consumidor do segmento realmente valoriza e quer, com uma proposta simplificada e transparente de catálogos e o melhor preço”.
É a segunda linha global de veículos da Ford com desenvolvimento liderado pelas equipes de desenho e engenharia do Brasil, depois do EcoSport. Esse trabalho incluiu rodagem e testes de mais de 1,2 milhão de quilômetros, além de validações feitas de forma integrada junto com as engenharias da Ford na Europa e nos Estados Unidos.
A nova linha, assim como o motor 1.0 TiVCT, são produzidos no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia, com tecnologias avançadas de manufatura e controle de qualidade.
ESTILO
O Novo Ka e o Novo Ka+ têm desenho atual e atraente, seguindo as tendências da nova linha global da marca. A frente aerodinâmica, com grade trapezoidal e faróis alongados, traz elementos que identificam o carro como um Ford. A carroceria tem linhas fortes e vincos marcantes, com detalhes que revelam o cuidado do projeto tanto do ponto de vista estético como de eficiência aerodinâmica.
A lateral tem perfil “rápido” e atual, com vincos que transmitem agilidade. A linha de cintura é alta, sem tirar a visibilidade na cabine, e a traseira tem pára-choques envolventes e lanternas de linhas mais arrojadas, compondo um conjunto robusto e esportivo.
O interior acomoda cinco passageiros, com refinamento de formas, cores e acabamento, que remete a carros de segmento superior. A cabine é envolvente, com volante ergonômico, banco com bom apoio lateral, comandos de fácil acesso e intuitivos. O painel de linhas modernas, o console integrado e os 21 porta-objetos distribuídos na cabine trazem conforto e praticidade a bordo.
A linha oferece oito cores: as sólidas branco Vanilla, branco Ártico, preto Ebony e vermelho Arpoador, as metálicas laranja Savana, prata Riviera e prata Dublin e a perolizada vermelho Merlot.
MOTORES
O Ka e o Ka+ são os mais potentes e econômicos da categoria na versão 1.0 e também estão entre os líderes com o motor 1.5, ambos com selo A de eficiência energética do Inmetro/CONPET.
O motor Ford 1.0 TiVCT, de três cilindros, supera em potência e torque concorrentes de três e também de quatro cilindros. Ele gera 85 cv a 6.500 rpm e torque de 10,5 mkgf a 4.500 rpm com etanol e 80 cv a 6.500 rpm e torque de 10 mkgf a 3.500 rpm com gasolina. Faz 8,9 km/litro com etanol e 13 km/litro com gasolina na cidade, e 10,4 km/litro com etanol e 15,1 km/litro com gasolina na estrada.
Entre os avanços responsáveis por esse rendimento estão o duplo comando de válvulas variável tanto na admissão como no escapamento, com quatro válvulas por cilindro, e o sistema de arrefecimento em dois estágios.
Já o motor Sigma 1.5 16V Flex tem potência de 110 cv a 5.500 rpm e torque de 14,6 mkgf a 4.250 rpm com etanol e potência de 105 cv a 6.500 rpm e torque de 14,3 mkgf a 4.250 rpm com gasolina. Faz 7,9 km/litro com etanol e 11,5 km/litro com gasolina na cidade e 9,5 km/litro com etanol e 13,6 km/litro com gasolina na estrada.
EFICIENTE
Além do motor, vários outros aspectos contribuem para a eficiência energética dos novos Ka. O câmbio, de escalonamento amplo (“wide ratio”), permite o aproveitamento da curva de torque otimizada do motor, garantindo bom desempenho em todas as faixas de rotação.
O projeto do novo carro foi desenvolvido em túnel de vento para diminuir o arrasto, junto com a otimização da estrutura do veículo para a redução do peso e melhor eficiência energética.
“A economia de combustível da linha é o resultado de um extenso trabalho de engenharia, focado em todos os sistemas dos veículos. Os pneus de baixa resistência ao rolamento, a direção elétrica, o ventilador do motor com baixas perdas, o ar-condicionado e o alternador de alto rendimento são componentes que ajudam a economizar combustível”, destacou Klaus Mello, gerente de Engenharia Veicular da Ford.
O sistema de ar-condicionado -de alta eficiência, segundo a Ford- refrigera a cabine mais rápido que todos os concorrentes, detalhe importante nas regiões mais quentes do País.
Os novos compactos são bem equilibrados em termos de direção, freios e suspensão, para oferecer estabilidade, precisão, agilidade e conforto de rodagem. Esse acerto permite uma experiência de direção precisa e agradável, com excelente compromisso de estabilidade e conforto, adequado às características do mercado brasileiro.
A direção elétrica, com sistema ativo para reduzir vibrações e compensação de deriva, é um diferencial dos dois modelos, com correta linearidade e progressividade. Os freios são eficientes e de fácil modulação. O conforto acústico na cabine também é o melhor da categoria em todos os níveis de rotação do motor.
INTERIOR
Os carros oferecem praticidade e flexibilidade na cabine. Conta com dimensões externas proporcionais e com a maior altura da categoria, de 1.525 mm, o que ajuda a explicar o aproveitamento de espaço interno. A cabine tem o maior volume total dianteiro e está entre os líderes em espaço traseiro, notado no espaço para cabeça, ombros e pernas em todos os assentos. Os bancos dianteiros envolventes e com trilhos longos facilitam a acomodação de motoristas de diferentes estaturas. Os 21 porta-objetos da cabine incluem compartimento para celular, porta-copos e latas, tomada de força e entrada USB no console, além de uma redinha multiuso do lado do passageiro. As portas têm espaço para acomodar duas garrafas (de 1 litro e 600 ml) e até um guarda-chuva.
Outra novidade é o compartimento na lateral do painel, que só pode ser acessado com a porta do motorista aberta, para guardar pequenos objetos de forma discreta. Há também porta-objetos nas laterais do banco traseiro e porta-revistas atrás dos bancos dianteiros.
O porta-malas conta com abertura elétrica de série, comandada pelo controle remoto da chave ou botão no painel. Ele acomoda 257 litros no hatch e 445 litros no sedã, com espaço totalmente aproveitável e ganchos laterais para sacolas.
As carrocerias foram projetadas com estrutura reforçada e aços de alta resistência para direcionar as forças de impacto para fora do habitáculo e proteger os ocupantes. Ela traz reforços no assoalho, longarinas, colunas e travessa frontal, desenvolvidos em computadores em mais de 6.000 horas de simulações antes da realização dos testes físicos de impacto.
Na parte de segurança ativa, o Ka conta com freio ABS e distribuição eletrônica de frenagem, controle de frenagem em curvas e assistência de frenagem de emergência (EBA), que maximiza a desaceleração quando o motorista pressiona o freio rapidamente em uma emergência e pisca as luzes para alertar os motoristas de trás.
São também os únicos da categoria a oferecer controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac). Esse sistema inclui ainda a assistência de partida em rampa (HLA), que evita a rolagem do carro para trás ao se tirar o pé do freio em ladeiras.
CONECTIVIDADE
A nova linha traz recursos inéditos de conectividade, que a colocam um degrau à frente no mercado, até mesmo em relação a veículos bem mais caros. Ela oferece o avançado sistema de conectividade SYNC como opcional na versão SE e como item de série na versão SEL. O equipamento vem com rádio, CD e MP3-player com Bluetooth, controles no volante e comandos de voz para celular e áudio, leitor de SMS, download automático da agenda de telefones e permite emparelhar até 10 celulares.
Estes carros são os primeiros no Brasil a introduzir a Assistência de Emergência, sistema que faz uma chamada automática para o serviço de emergência 192, o SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou do corte de combustível do veículo. Também é pioneiro no sistema AppLink, tecnologia que permite acessar aplicativos do celular por meio de comandos de voz, abrindo novas possibilidades de serviço e entretenimento. Tudo isso mantendo o motorista com as mãos no volante e os olhos na pista, uma orientação da filosofia de conectividade com segurança da Ford.
A versão de entrada SE já vem com rádio MyConnection Gen.3 com conexão Bluetooth para celular, entrada USB e auxiliar e microfone posicionado no teto, que permite ótima qualidade de conversação. Traz também o MyFord Dock, compartimento inovador para encaixe do celular ou GPS, que deixa o aparelho visível e integrado ao painel. Sua tampa de abertura ajustável permite acomodar com segurança celulares de diferentes marcas e tamanhos de tela.
AS VERSÕES
Os novos Ford chegam com a proposta de disputar a liderança dos compactos hatch 1.0 no varejo e ser o sedã mais vendido da Ford. Como credenciais para isso, além dos atributos já mencionados, investem no preço e conteúdo de equipamentos de suas três versões, SE, SE Plus e SEL.
A versão SE vem equipada com: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, som MyConnection Gen.3 com rádio AM/FM, USB, Bluetooth e MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com EBD e CBC, limpador e desembaçador traseiro e abertura elétrica do porta-malas. O hatch Novo Ka SE custa R$ 35.390 com motor 1.0 e R$ 40.390 com motor 1.5. O sedã Novo Ka+ SE com os mesmos equipamentos sai por R$ 37.890 com motor 1.0 e R$ 42.890 com motor 1.5.
A versão SE Plus acrescenta vidros elétricos traseiros e sistema de conectividade SYNC. Nessa configuração, o Novo Ka SE Plus tem preço de R$ 37.390 com motor 1.0 e R$ 42.390 com motor 1.5. Já o Novo Ka+ SE Plus sai por R$ 39.890 com motor 1.0 e R$ 44.890 com motor 1.5.
A versão de topo SEL vem ainda com controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas (HLA), rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, acabamento SEL, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas.
O Novo Ka SEL sai por R $39.990 com motor 1.0 e R$ 44.990 com motor 1.5. O Novo Ka+ SEL, com os mesmos itens, fica em R$ 42.490 na versão 1.0 e R$ 47.490 com motor 1.5.
GARANTIA
A linha Novo Ka chega com a proposta de oferecer custo atraente para o cliente (o efeito JAC Motors, lembra?), não só no momento da compra mas também no pós-venda. Ela tem o menor preço de cesta de peças e seguro do segmento, bom custo de revisão e também oferece três anos de garantia e três anos de Ford Assistance, o serviço de assistência 24 horas em caso de pane do veículo.
A Ford desenvolveu um trabalho junto à sua rede -que este ano vai chegar a 435 distribuidores no Brasil- para oferecer economia e transparência na manutenção dos veículos. Criou um plano de manutenção que reduz o número de revisões de seis para quatro e baixou em 40% o seu custo para o cliente. As revisões são programadas nos períodos de seis meses; 12 meses ou 10.000 km; 24 meses ou 20.000, e 36 meses ou 30.000 km.
Além disso, os Seguros Ford oferecem em parceria com a Mapfre seguro com preço médio nacional de R$1.568 para o Novo Ka e de R$1.971 para o Novo Ka+, o menor do mercado nessa categoria de veículo. Esses valores variam, é claro, conforme a região onde mora o proprietário.
TODOS OS PREÇOS E VERSÕES
Ka 1.0 SE – R$ 35.390 e Ka 1.5 SE – R$ 40.390
Itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas com controle remoto, sistema de som MyConnection Gen.3 com rádio AM/FM, USB, Bluetooth e MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com EBD e CBC, limpador e desembaçador traseiro e abertura elétrica do porta-malas.
Ka 1.0 SE Plus – R$ 37.390 e Ka 1.5 SE Plus – R$ 42.390
Itens de série: itens da versão SE + vidros traseiros elétricos e sistema de conectividade SYNC.
Ka 1.0 SEL – R$ 39.990 e Ka 1.5 SEL – R$ 44.990
Itens de série: itens das versões SE e SE Plus + controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas (HLA), rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, acabamento SEL, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas.
Ka+ 1.0 SE – R$ 37.890 e Ka+ 1.5 SE – R$ 42.890
Itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas com controle remoto, sistema de som MyConnection Gen.3 com rádio AM/FM, USB, Bluetooth e MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com EBD e CBC, limpador e desembaçador traseiro e abertura elétrica do porta-malas.
Ka+ 1.0 SE Plus – R$ 39.890 e Ka+ 1.5 SE Plus – R$ 44.890
Itens de série: itens da versão SE + vidros traseiros elétricos e sistema de conectividade SYNC.
Ka+ 1.0 SEL – R$ 42.490 e Ka+ 1.5 SEL – R$ 47.490
Itens de série: itens das versões SE e SE Plus + controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas (HLA), rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, acabamento SEL, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas.